Ouro Preto recebe oficiais consulares da Missão Britânica no Brasil


A visita teve o objetivo de discutir com as autoridades locais o atendimento aos cidadãos britânicos que passarem por eventuais situações de vulnerabilidade no Brasil

Notícia publicada em 20/01/2023
por Greiza Tavares


Oficiais consulares da Missão Britânica no Brasil com autoridades locais
Imagem: Ane Souz

Na última quarta-feira, 18 de janeiro, representantes Departamento Consular da Missão Britânica no Brasil estiveram em Ouro Preto reunidos com as autoridades locais para discutirem o atendimento aos cidadãos britânicos, que passarem por eventuais situações de vulnerabilidade em nosso país. Os cônsules prestam assistência para cidadãos britânicos no Brasil em momentos como hospitalizações, detenções e óbitos. Dessa forma, o objetivo da visita foi buscar estreitar as relações com as autoridades ouro-pretanas.

A reunião aconteceu na Casa de Gonzaga, sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Estiveram presentes Fernanda Bandeira, Pro-Cônsul do Consulado Geral Britânico no Rio de Janeiro; André Souza, Pro-Cônsul do Consulado Geral Britânico em São Paulo; o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo; a secretária de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro; o secretário de Defesa Social, Juscelino dos Santos Gonçalves; o secretário de Saúde, Leandro Leonardo Moreira; o comandante da Guarda Civil Municipal, Jonattan Marotta; o delegado regional Wesley Geraldo Campos e representantes do 52.º Batalhão da Polícia Militar.

O prefeito de Ouro Preto comentou a importância do poder público municipal estreitar laços com as Embaixadas dos mais diversos países. “A Prefeitura de Ouro Preto tem procurado ampliar o diálogo com todas as Embaixadas credenciadas no Brasil, de maneira a fomentar o turismo proveniente dos mais diversos países. Temos agora um excelente diálogo com a Embaixada Britânica. Dois agentes consulares da Grã-Bretanha, sediados em São Paulo e do Rio de Janeiro, estão em Ouro Preto para fazer um levantamento completo de todos os serviços que a cidade oferece, a fim de que o cidadão britânico tenha toda a segurança quando visitar nossa cidade. Serviços de saúde, de segurança pública, serviços em geral, foram todos credenciados pelos agentes consulares a fim de que nós possamos receber devidamente com todo apoio esses cidadãos que vão trazer para nós o prazer da sua visita”, disse Angelo Oswaldo.

Margareth Monteiro falou da iniciativa da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da secretaria de Cultura e Turismo, de firmar uma parceria com Departamento Consular da Missão Britânica no Brasil. “Os representantes consulares saíram daqui muito impressionados e felizes porque perceberam que Ouro Preto tem um trabalho sério em relação ao turismo e aos visitantes e viram que nós estamos preparados para receber turistas de qualquer parte do mundo. Uma das questões que nós debatemos foi uma solicitação de apoio que nós fizemos ao Consulado Britânico em disponibilizar cursos online de inglês para os agentes de turismo, como os guias, todos os profissionais do trade turístico, dos museus, hotéis e restaurantes, para que nós possamos estar ainda mais preparados para receber, atender bem e para sanar as dúvidas ou auxiliar na solução de problemas, em caso de acidentes, problemas de saúde, ou outra eventualidade. Os representantes consulares levaram essa demanda e ficaram de ver no Departamento Consular a viabilidade dessa parceria”, afirmou a secretária.

Receba notícias da Prefeitura

×