Prefeitura reúne população, políticos e empresários para discutir alternativas para o saneamento básico

Notícia publicada em 30/11/2022
por Nízea Coelho


Reforçando o compromisso com os cidadãos, a Prefeitura de Ouro Preto convocou na última quarta-feira (23) uma reunião aberta para discutir as alternativas para os serviços de água e esgoto. O encontro também estabeleceu um diálogo direto entre parlamentares, população, especialistas e empresários, com o intuito de apresentar os planos estudados.

Durante a reunião, foram levantadas as possibilidades de mudança no sistema implantado na cidade, com o objetivo de atender os interesses da população e entregar um serviço hídrico de qualidade e acessível a todos.

Professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e representante do Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento (Ondas), Rafael Kopschitz defendeu a remunicipialização da água no município, mas citou os desafios para que a medida seja tomada: “No momento a prestação de serviço via concessão privada está respaldada por contrato. Apesar disso, existem diferentes caminhos para uma eventual retomada do serviço, que pode ser uma judicialização ou anulação do contrato, mas são caminhos que apresentam dificuldades e obstáculos que devem ser tratados com a devida cautela”.

A fim de analisar as medidas que cabem à Prefeitura, foram montados grupos de trabalhos para monitorar e estudar as alternativas viáveis que podem ser aplicadas em todo o município. Com isso, a Prefeitura busca a solução do problema e, igualmente, atender os cidadãos de Ouro Preto.

Por sua vez, o secretário de Governo, Yuri Assunção, reforçou o compromisso da Prefeitura com os interesses da população, destacando o trabalho desenvolvido até o momento: “O grupo de trabalho apresentou um relatório com as opções para o saneamento básico municipal, no qual foi visto que a remunicipalização do serviço de água seria uma das melhores alternativas, por ser mais justa, com custos de tarifas mais baixos do que uma concessão privada”.

A reunião, convocada pelo prefeito Angelo Oswaldo, contou com a presença de diversas autoridades como vereadores, secretários e outros representantes políticos do município e também do estado. Dentre os participantes, o deputado estadual eleito Leleco Pimentel, os vereadores Matheus Pacheco, Vantuir Silva, Kuruzu, Júlio Gori, Luciano Barbosa, Renato Zoroastro, Zé do Binga e Alessandro Sandrinho. Participaram também os secretários Chiquinho de Assis, de Meio Ambiente, Yuri Assunção, de Governo, Franklin Evangelista, de Agropecuária, Crovymara Batalha, de Planejamento, e Camila Sardinha, de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

Também compareceram Pedro Moreira, superintendente de Habitação e Urbanismo, Narcísio Maciel, diretor do Procon, Diogo Ribeiro, procurador-geral de Ouro Preto, Jorge Adílio, especialista em engenharia hidráulica e saneamento, e membros do grupo de trabalho criado para avaliar o saneamento básico no município, além de representantes da sociedade civil.


Texto: Rodrigo Nassif / Revisão: Victor Stutz

Receba notícias da Prefeitura

×