Covid-19: Prefeitura abre cadastro para que crianças de 06 meses a 2 anos, com comorbidades, sejam vacinadas

Notícia publicada em 24/11/2022
por Nathália Silva

Imagem: Ane Souz/PMOP

O Ministério da Saúde liberou a vacinação contra a Covid-19 para as crianças de 06 meses a 02 anos de idade (2 anos, 11 meses e 29 dias) com comorbidades. A Secretaria Municipal de Saúde fará o cadastro destas crianças de 23 de novembro a 02 de dezembro, para que elas possam ser vacinadas.

O cadastramento é necessário para que a Secretaria realize melhor a logística para a vacinação das crianças. O cadastro deve ser realizado na Unidade Básica de Saúde de referência da família e é necessário a apresentação de laudo médico que comprove a comorbidade.

As crianças que fazem acompanhamento pelo SUS poderão utilizar como comprovante documentos já emitidos, como relatório do médico ou do enfermeiro da UBS. É necessário também apresentar a xerox do CPF ou certidão de nascimento da criança.

As crianças que não fazem acompanhamento no SUS deverão realizar o cadastro na UBS do bairro onde residem e solicitar um comprovante: laudo, prescrição médica ou relatório com descrição da CID ou da condição de saúde, juntamente com CPF ou certidão de nascimento.

Os pais ou responsáveis também devem levar seus documentos pessoais.

Confira a lista das comorbidades:

Diabetes mellitus;

Pneumopatias crônicas graves;

Hipertensão Arterial Resistente (HAR);

Hipertensão arterial estágio 3;

Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo;

Insuficiência cardíaca (IC);

Cor-pulmonale e Hipertensão Pulmonar;

Cardiopatia hipertensiva;

Síndromes coronarianas;

Valvopatias;

Miocardiopatias e Pericardiopatias;

Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;

Arritmias cardíacas;

Cardiopatias congênita;

Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;

Doenças neurológicas crônicas;

Doença renal crônica;