XIII edição do Café com FIA reúne autoridades e organizações da sociedade civil

Notícia publicada em 23/11/2022
por Nathália Silva


Imagem: Neno Vianna/PMOP

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizaram a 13ª edição do Café com FIA na quarta-feira, 23 de novembro. O evento tem o objetivo de prestar contas dos recursos destinados ao Fundo da Infância e da Adolescência, por meio do desconto no Imposto de Renda referente a 2020 e 2021.

O Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) é um instrumento criado em 1994 que funciona como um suporte ao Estatuto da Criança e do Adolescente. É gerido pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e os recursos são aplicados em projetos sociais, projetos de pesquisa ou em ações que ajudam crianças e jovens em situação de risco.

O prefeito Angelo Oswaldo destacou a iniciativa por destacar o real significado de políticas públicas, por envolver os cidadãos, empresas e o Poder Público: “Temos que demonstrar o nosso empenho, apreço e respeito ao FIA, pelo trabalho que vocês realizam, nós sabemos a importância deste recurso e como ele é decisivo para alavancar todos os programas”.

O secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha, destacou a presença majoritária das mulheres, não somente no evento, mas também à frente da pauta da Infância e Juventude e dos equipamentos da Assistência Social. “Eu acredito que a mulher tem mais cuidado com a vida, uma vez que ela gera a vida, ela protege e promove a continuidade dessa vida”.

De acordo com a assistente social e primeira-secretária do CMDCA, Aline Testasicca, em Ouro Preto, ao todo, são 42 organizações da sociedade civil inscritas no Conselho: “Pessoas físicas e jurídicas podem destinar parte do imposto de renda a pagar para o FIA. O Conselho gerencia o fundo e direciona o recurso para as organizações registradas desenvolverem as atividades e atenderem crianças e adolescentes”.

Estiveram presentes no Café com Fia a secretária de Planejamento e Gestão Crovymara Batalha, a vereadora Lilian França, a presidente do Conselho Tutelar Aldrilaine da Silva Reis, a representante da Receita Federal Josiane Cruz, a representante da Secretaria de Fazenda Shirlei Aparecida Botaro, oe representantes da APAE Ouro Preto, Associação Arte Mãos e Flores de Antônio Pereira, Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSIJ), Escola de Música Padre Simões, Fundação Aleijadinho, Associação dos Moradores do Bairro São Cristóvão, Fundação Sorria, Grupo Assistencial Auta de Souza, Instituto Nossa Senhora Auxiliadora de Cachoeira do Campo, Instituto Trampolim, Organização Cultural Ambiental (OCA), Programa Jovens de Ouro 2.0 e Rede Cidadã.

 

Texto: Juliana Rodrigues | Revisão: Victor Stutz

 

Alerta Meteorológico

Estado de alerta
 
 
  
 
saiba mais

Receba notícias da Prefeitura

×