Prefeitura inicia obras no bairro Santa Cruz

Notícia publicada em 23/11/2022
por Nathália Silva


Imagem: Divulgação Secretaria de Obras

A Prefeitura de Ouro Preto iniciou ontem, 22 de novembro, as obras na Rua das Violetas, no bairro Santa Cruz. Muito atingida durante o último período de chuva, a Rua das Violetas passará por um processo de reconstrução. As máquinas já estão realizando a retirada de todo montante de terra e destroços gerados pelo desabamento de parte da via, para criar um acesso de entrada do maquinário e dos trabalhadores.

Após o término desse processo, inicia-se a construção de um muro de gabião, estrutura de contenção de estrutura armada, flexível, drenante e de grande durabilidade e resistência, para garantir a estabilidade para o local, possibilitando posteriormente a execução da nova rua.

No começo do ano, logo que ocorreu o desabamento, a Prefeitura iniciou os trâmites burocráticos para a realização das intervenções e as primeiras etapas do processo, como sondagem e estudos topográficos. Considerando as características do terreno, o projeto inicial precisou ser reavaliado para minimizar os impactos nas residências localizadas próximas à obra, que é complexa e de grande porte.

Segundo o gestor do Departamento de Infraestrutura, da Secretaria de Obras e Urbanismo, Denílson Júnior Castorino, a maior dificuldade dessa obra é exatamente o local onde ela será realizada: “Além de difícil acesso, o terreno não é estável, e isso dificultou muito o começo das atividades. Tivemos que readequar vários pontos do projeto para realizar uma contenção específica para a nova rua. Além de todos os processos burocráticos, temos o desafio de logística no que diz respeito aos materiais e máquinas, mesmo sendo uma intervenção que, inicialmente, tem o prazo de dois meses para serem executados. Os desafios são grandes”.

 

Texto: Túlio Dutra | Revisão: Victor Stutz

 


Toda Região dos Inconfidentes, em especial, Ouro Preto, foi bastante atingida no último período de chuvas. Diversos locais precisaram passar por intervenções semelhantes, dentre estes, o Morro da Forca, a Avenida Lima Júnior, a Rua Santa Marta, no bairro Morro São João e a estrada do Fundão, no distrito de Rodrigo Silva.




 

Alerta Meteorológico

Estado de alerta
 
 
  
 
saiba mais

Receba notícias da Prefeitura

×