Prefeitura realiza monitoramento aéreo do Morro da Forca e da Rua Padre Rolim

Trabalho realizado por meio de drone vai determinar as próximas ações nos locais

Notícia publicada em 21/11/2022
por Nathália Silva

Imagem: Neno Vianna/PMOP

A Prefeitura realizou na última semana o monitoramento aéreo do Morro da Forca, no centro da cidade, e da Rua Padre Rolim, no bairro São Cristóvão. Usando um drone com equipamento de última geração e câmeras especializadas em análises de relevo foram captados cerca de 600 pontos por metro quadrado.

A ação realizada vai permitir intervenções ainda mais assertivas e específicas nesses locais, já que o sofisticado equipamento faz uma vistoria minuciosa nos solos, apresentando os principais pontos de risco, atestando estabilidade e ajudando na previsão de possíveis deslizamentos, colaborando com os planejamentos e evitando acidentes.

No Morro da Forca, essa inspeção vai servir para traçar um esquema de drenagem única, entendendo e respeitando as especificidades do solo em questão. Já na Rua Padre Rolim, via de fluxo intenso e estratégica para o funcionamento do município que sofreu com interdições por conta de deslizamentos, as investigações de solo vão ajudar na preparação dos trabalhos que serão realizados no local.

O Engenheiro Jonas Vila, da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo acompanhou os trabalhos e falou sobre a importância desse monitoramento: “Com a riqueza de detalhes desse levantamento, vamos conseguir melhorar as ações, atacando os locais precisamente e achando as soluções. Com as informações podemos realizar projetos melhores e, consequentemente, obras cada vez melhores”.

Os drones vêm sendo utilizados nos últimos anos no campo topográfico e em diversas outras áreas, como na construção civil, mineração e agricultura. Além de maior agilidade, o emprego dessa tecnologia evita riscos de vida aos trabalhadores, que não precisam mais ir a locais de difícil acesso para fazer levantamentos.

Texto: Túlio Dutra | Revisão: Victor Stutz