Prefeitura mobiliza suas secretarias e prepara estratégias para o período chuvoso

Notícia publicada em 16/11/2022
por Vanência Magela


Imagem: Neno Vianna/PMOP

Uma importante reunião envolvendo várias secretarias municipais foi realizada na última sexta, 11 de novembro, no CREAS. O encontro se deu com a finalidade de mobilizar todos os setores que integram o Comitê de Riscos de Ouro Preto para aprimoramento e ampliação das medidas necessárias para atender as ocorrências no período de chuvas. Cada Secretaria relatou as situações vivenciadas desde o final de 2021 e início de 2022, bem como as ações tomadas, as dificuldades enfrentadas e as propostas apresentadas para melhorar os trabalhos.

A reunião foi determinada pelo Decreto nº 6.696, de 26 de outubro deste ano de 2022, que criou o Comitê de Riscos de Ouro Preto, visando planejar, coordenar, supervisionar e deliberar sobre as ações e intervenções necessárias à proteção da população e do patrimônio público municipal. Nela, o prefeito Angelo Oswaldo fez lembrar que: “inundações e deslizamentos ocorrem na cidade inteira, por isso, é importante informar a população que precisa estar ciente do que fazer. É muito bom estarmos unidos e articulados, de plantão, para atender as famílias. Fica no ar um clima de apreensão, mas temos que enfrentar a situação e levantar o ânimo da população para conseguir atravessar este momento”.

Durante a reunião, o Secretário Municipal da Defesa Social, Juscelino Gonçalves, pontuou que o Poder Público monitora a situação constantemente, considerando o risco alto ou muito alto para a região. No encontro, o geólogo Charles Murta reforçou a importância da atuação e sintonia entre todas as secretarias para que resultados satisfatórios sejam alcançados. Nery Moutinho, coordenador da Defesa Civil, informou que o Plano de Contingência Municipal, um documento com todas as estratégias das forças de segurança, que indica as ações que deverão ser tomadas diante de uma situação de crise no período chuvoso, já foi apresentado na Câmara Municipal.

A reunião também envolveu os secretários Edvaldo Rocha (Desenvolvimento Social), Camila Sardinha (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Felipe Pinho (Fazenda), Yuri Assunção (Governo), Margareth Monteiro (Turismo e Cultura), além de servidores das secretarias de Meio Ambiente, Educação, Obras e Saúde, e do superintendente de Comunicação, Filipe Lage. Contou também com a participação de representantes do IFMG, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, Brigada Andorinhas e Saneouro.

 

Texto: Vanência Abreu e Juliana Rodrigues | Revisão: Victor Stutz

Alerta Meteorológico

Estado de alerta
 
 
  
 
saiba mais

Receba notícias da Prefeitura

×