Santuário de Nossa Senhora da Conceição será reaberto após 9 anos de restauração


Será realizada uma programação especial para bênção neste mês de agosto. A reabertura está prevista para novembro deste ano

Notícia publicada em 04/08/2022
por Nathália Silva


Santuário de Nossa Senhora da Conceição será reaberto após 9 anos de restauração
Imagem: Ane Souz/PMOP

Texto e colaboração: Cintia Soares, Nathália Souza e Luís F.F.C.

Após nove anos com obras de restauração, as intervenções no Santuário estão chegando à fase final. O processo de restauração passou por duas etapas: obra civil e de elementos artísticos, integralmente geridas e custeadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), no valor de aproximadamente R$10 milhões. O Iphan também foi responsável pela contratação dos projetos: arquitetônico, complementares e de elementos artísticos, que subsidiaram a execução das obras.

As obras de restauração ainda estão em andamento, o prazo do contrato está vigente até o mês de novembro e a reabertura acontecerá no final do ano. Desta forma, para celebrar junto com a comunidade, no próximo dia 19, será realizada uma benção do Santíssimo Sacramento no Santuário, propiciando aos ouro-pretanos e turistas um momento de oração e contato com o templo religioso, até que haja a entrega da obra. Finalmente os cidadãos e turistas terão a oportunidade de revisitar e conhecer a maravilhosa igreja.

Na última segunda-feira, 1 de agosto, na coletiva de imprensa da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, foram feitas considerações sobre os processos de restauração tanto estrutural como artístico do Santuário. Estiveram presentes o pároco Pe. Edmar José da Silva, o Bispo Emérito Dom Barroso, com a participação do Prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo e outros membros da paróquia.

A igreja que foi construída no século XVIII, em 1727, por Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho, grande mestre do barroco mineiro, abriga o Museu do Aleijadinho (local onde estão os restos mortais de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho) que, por sua vez, também passou por reformas, e também será reaberto ao público.

Programação

Entre os dias 19 e 26 de agosto, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição realizará uma programação especial para celebrar a conclusão da restauração e reabertura do Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que durou 9 anos.

Na programação especial haverá procissões e missas com sacerdotes de outras paróquias convidados para a benção do Santuário de Nossa Senhora de Conceição.

Veja a programação completa no link: https://www.turismo.ouropreto.mg.gov.br/evento/179

Alerta Meteorológico

Estado de observação
  
 
 
 
saiba mais

Receba notícias da Prefeitura

×