Plano de Apoio a Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE) em números


Após um ano e meio de trabalho, diversas ações já foram executadas e muitas estão em andamento e/ou em processo de finalização

Notícia publicada em 29/07/2022
por Nathália Silva


Imagem: Plan soluções

O Plano de Apoio a Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE), projeto iniciado há um ano e 10 meses, foi criado com objetivo de fomentar oportunidades e gerar mais crescimento econômico na cidade, buscando alternativas além da mineração. O PADE é uma iniciativa da Samarco e tem como parceiros a Prefeitura de Ouro Preto, instituições ouro-pretanas, setor Produtivo e sociedade civil organizada e a Plan Soluções é uma empresa contratada para a execução do plano.

 

O PADE EM NÚMEROS

Após quase dois anos de projeto, muitas ações já estão concluídas, como a definição dos cinco eixos de trabalho: Turismo, Aproveitamento de Rejeitos, Empreendedorismo, Agropecuária e Tecnologia e Inovação. Foram realizados três fóruns; 31 instituições envolvidas, com representantes do poder público, setor produtivo e sociedade civil.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto – CONDES, foi reestruturado no modelo tripartite, com equilibro em entre os três setores. Além da criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, uma demanda muito almejada pelo setor do empreendedorismo ouro-pretano.

A execução do plano iniciou-se em março de 2022, e em cada eixo foram trabalhadas as demandas solicitadas no PADE. No eixo Aproveitamento de Rejeitos a oportunidade priorizada foi a de fomentar as ações já existentes e, dentre as 10 definidas, sete já foram executadas. Está para ser iniciada a etapa de elaboração do projeto para implantação de um piloto onde seja utilizado o minério de ferro.

No eixo da Agropecuária, duas oportunidades foram priorizadas: fortalecer e integrar os produtores e agricultores familiares e fomentar a agricultura familiar. Das nove ações definidas, uma já foi executada e incia-se em breve, a etapa de definição e elaboração do projeto prioritário.

No eixo do Empreendedorismo, a oportunidade priorizada foi a de fomentar e apoiar novas empresas e, dentre as 11 ações definidas, três já foram executadas. A Sala do Empreendedor de Ouro Preto já está implantada e ativa, e próxima etapa será expansão desse projeto.

No eixo do Turismo, duas oportunidades foram priorizadas: capacitar o Trade Turístico e captar eventos. Das 16 ações definidas, três já foram executadas e incia-se a etapa de elaboração do projeto capacitação continuada, além da criação de uma política de captação e organização com critérios e normas para receber os eventos.

No eixo de Tecnologia e Inovação duas oportunidades foram priorizadas: desenvolver um ambiente de aceleração de Startups e definir calendário de eventos do setor. Das 15 ações definidas, quatro já foram executadas e em breve, iniciará a etapa de elaboração do projeto integrado da sementeira e Incultec.

Cada eixo possui um encontro mensal para acompanhar as ações em execução e, dentro dos eixos, é feita uma reunião de alinhamento dos processos que cada oportunidade demanda.

Alerta Meteorológico

Estado de observação
  
 
 
 
saiba mais

Receba notícias da Prefeitura

×