Academia Mineira de Letras realiza o lançamento da revista de número 81 na Biblioteca Pública de Ouro Preto

Notícia publicada em 29/07/2022
por Nízea Coelho

Imagem: Ane Souz

Texto: Clara Costa

No último sábado, 23 de julho, aconteceu o lançamento do número 81 da Revista da Academia Mineira de Letras, na Biblioteca Pública Municipal. O lançamento celebrou também os 100 anos de fundação da revista e contou com a presença do presidente da academia, do prefeito de Ouro Preto e diversos acadêmicos e visitantes.

A Academia Mineira de Letras foi fundada em 1909, em Juiz de Fora, por um grupo de jornalistas, escritores e outros profissionais ligados à literatura e à cultura. Em 1915, a instituição foi transferida para Belo Horizonte. Em 1922, quando o presidente da AML era o poeta Mário de Lima, a revista foi fundada, o que faz a edição de número 81 comemorativa dos seus 100 anos.

O exemplar da revista tem a capa assinada pelo artista ouro-pretano Jorge dos Anjos. Traz dois dossiês temáticos, um sobre as literaturas Africanas em língua portuguesa, organizados pela professora Nazareth Soares Fonseca e por Rogério Faria Tavares, e outro sobre Poesia Indígena, organizado pela professora Maria Inês de Almeida e pelo acadêmico Ailton Krenak.

Estiveram presentes no evento o presidente da Academia Rogério Faria Tavares, o vice-presidente Caio Boschi, o prefeito Angelo Oswaldo, as professoras Nazareth Soares Fonseca e Maria Inês de Almeida, o acadêmico Ailton Krenack, o artista Jorge dos Anjos além de todos os convidados e homenageados da edição.

A versão digital do número 81 está integralmente disponível no site da AML desde o dia 25 de julho, de forma gratuita, assim como se encontram os oitenta números anteriores da revista.