Festival de Inverno: um dos eventos mais tradicionais de Ouro Preto está de volta!

Notícia publicada em 01/07/2022
por Nízea Coelho

Texto: Patrick de Araújo

As ruas de Ouro Preto recebem mais uma edição do tradicional Festival de Inverno. Realizado na cidade há mais de 50 anos, o evento acontece de forma presencial durante todo o mês de julho, após dois anos de programações remotas, devido às restrições impostas pela pandemia. Não é por acaso que o tema deste ano é "Encontros”, uma forma de celebrar o reencontro com a vida cultural do município.

A programação promovida pela prefeitura de Ouro Preto, em comemoração ao aniversário de 311 anos da cidade, contempla espetáculos cênicos, atividades musicais, oficinas, seminários e exposições que compõem o Festival de Inverno, organizado pela Universidade Federal Ouro Preto (UFOP). Além das apresentações de grandes nomes da música popular nacional, a Prefeitura e a UFOP se uniram para valorizar a produção de artistas locais.

O pró-reitor de Extensão da UFOP, Marcos Knupp, falou da parceria entre a Universidade e a Prefeitura de Ouro Preto: “Eu gostaria de destacar a parceria com a Prefeitura de Ouro Preto que, mais uma vez, honra seu compromisso em auxiliar, apoiar e estar junto conosco na realização deste grande evento que é o Festival de Inverno, um evento histórico que resguardamos há mais de 50 anos”, disse.

Promovido desde sua primeira edição em Ouro Preto, e posteriormente expandido pela UFOP para as cidades de Mariana e João Monlevade, o Festival de Inverno acontece em parceria com as Prefeituras de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, Fundação Gorceix, Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Aliança Francesa e Farid.

Dentre as atividades culturais do festival estão a realização da parada do Orgulho LGBTQIA+, Tributo aos 50 anos do Clube da Esquina, shows com Ferrugem, Almir Sater e Elba Ramalho.

A secretária de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Margareth Monteiro, falou da importância do retorno do Festival de forma presencial e desse reencontro nas ruas de Ouro Preto. “Levando em conta nosso programa da retomada do turismo e da cultura em Ouro Preto, preparamos para o mês de julho uma programação extensa, juntamente com a UFOP. Nós vamos trazer uma série de eventos populares, culturais e educativos. A programação contempla as comemorações do aniversário de 311 anos de Ouro Preto, então iremos celebrar a cidade porque a cidade é nossa, nós precisamos ocupar os espaços públicos, sempre com cautela, tomando os devidos cuidados, mas celebrando a vida!”, declarou a secretária.

Fomento à Cultura e ao Turismo

Ouro Preto está retomando seu lugar como um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais e do Brasil. A cidade tem recebido visitantes de diversas regiões do Brasil e do exterior. Antes da pandemia, Ouro Preto recebia, anualmente, em torno de 500 mil visitantes. Com o retorno das atividades e a intensa programação cultural na cidade, como o Festival de Inverno, a expectativa é que haja uma visitação em torno de 800 mil pessoas neste ano, além de toda a movimentação na economia local.

Confira a programação completa: https://www.turismo.ouropreto.mg.gov.br/evento/165