Imagem de São João Batista visita Prefeitura de Ouro Preto

Notícia publicada em 21/06/2022

Imagem: Ane Souz

Texto: Isabella de Paula

Na tarde de ontem, 20 de junho, aconteceu a tradicional visita da imagem de São João Batista ao prédio da Prefeitura. É comum que a imagem da Capela de São João Batista, templo considerado um dos mais antigos de Minas Gerais, visite vários pontos de Ouro Preto, inclusive a Prefeitura, no período de comemorações juninas. O encontrou teve a participação do Pároco da Basílica de Nossa Senhora do Pilar, Adilson Couto, para realização de uma benção.

São João Batista é consagrado o patrono de Ouro Preto e para alguns ouro-pretanos até padroeiro, junto com a Nossa Senhora do Pilar. O devoto ao santo se dá principalmente, devido à primeira missa celebrada em Ouro Preto ter sido realizada exatamente no dia de São João Batista. O acontecimento datado em 24 de junho de 1698 celebra o Dia de São João Batista, o santo é o símbolo das comemorações juninas que acontecem nesta época do ano. Além disso, São João é conhecido como o que previu o advento do Messias em Jesus.

“A Prefeitura de Ouro Preto tem uma alegria muito grande de receber a imagem de São João Batista, patrono da cidade, trazida pela irmandade de São João da comunidade do Morro de São João. Renovamos esta tradição com muita fé e o destino da nossa cidade com o patrono São João Batista e a padroeira de Nossa Senhora do Pilar”, diz o Prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo.

Além do prefeito, o encontro com a visita de São João contou com a presença da vice-prefeita Regina Braga, da secretária de Planejamento e Gestão, Crovymara Batalha, do secretário de Agropecuária, Franklin Evangelista, só secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha, do chefea de Gabinete, Zaqueu Astoni, e do vereador Matheus Pacheco.