Encontro de Mundos: Família Seljan e Seu Legado

Encontro de Mundos: Família Seljan e Seu Legado
Imagem: Sabrina Pereira

Texto: Luís. F.F.C e Sabrina Pereira

No dia 14 de junho, no auditório do anexo do Museu da Inconfidência, ocorreu a palestra "Encontro de Mundos: Família Seljan e Seu Legado". Comandada principalmente pelo Professor Doutor Milan Puh a apresentação teve como foco a vida e as vivências dos Irmãos Seljan no Brasil e na América Latina.

Mirko e Stevo Seljan foram exploradores e pesquisadores croatas que dedicaram suas vidas a estudos antropológicos, culturais e até naturais de diversos países no mundo durante o início do século XX. Dentre esses estudos, o Professor destacou os trabalhos etnográficos, geográficos, históricos e migratórios realizados pela dupla. Através do estudo dos diários deixados pela família Seljan, é possível traçar uma linha do tempo detalhada de todas as experiências que tiveram na América Latina, desde sua chegada até a misteriosa morte de Mirko que se separou do irmão para fazer novos estudos com outro pesquisador. Stevo, por sua vez, se instaurou em Ouro Preto logo após a partida de Mirko, onde casou e teve filhos com uma mineira local.

No mesmo dia, foi inaugurada uma placa memorial em homenagem a Stevo Seljan e aberta a exposição “Irmãos Seljan - Exploradores Croatas na América do Sul”, no Museu Casa dos Contos, inaugurada pelo embaixador da Croácia, Ranko Vilovic. A inauguração da exposição contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas a Ministra Plenipotenciária da Croácia no Brasil, Gordana Prelcec Sermek; O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo e o diretor do Museu Casa dos Contos, Leonardo Lopes.

A exposição retrata, com fotos e textos a vida e as expedições de Mirko e Stevo Seljan, nascidos em Karlovac, na Croácia, que viajaram e trabalharam juntos, percorrendo a América do Sul. A autora e curadora da exposição, Marija Zivkovic relatou sobre as expectativas em relação à exposição. “A história dos irmãos Seljan sempre causou muito interesse entre o público croata. Com essa exposição, especificamente, em Ouro Preto, vemos que há também um interesse por alguns aspectos específicos da história desta família. Espero que a exposição cause um interesse aqui na cidade, posteriormente a exposição vai para São Paulo, Curitiba e Peru”, relatou a curadora.

A visitação fica aberta até o dia 25 de junho, de segunda a sábado, das 10h às 19h e domingo das 10h às 14h. Vale a pena prestigiar!