Prefeitura promove campanha para doação de sangue

Notícia publicada em 14/06/2022

Texto: Júlia Adrielle

Os bancos de sangue e os pacientes precisam do seu tipo sanguíneo. A Prefeitura de Ouro Preto, que oferece mensalmente o transporte para os ouro-pretanos que desejam doar sangue, neste mês de junho, em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, promove campanha para doação de sangue. As doações realizadas no dia 25 de junho serão destinadas à Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto.

O mês de junho, conhecido como junho vermelho, conscientiza sobre a importância em se doar sangue. É nesse período em que os estoques dos bancos de sangue ficam mais escassos, um dos motivos é o aumento das síndromes respiratórias.

As doações são feitas em Belo Horizonte. Para realizar a doação, entre em contato com o grupo Amigos do Sangue pelo número (31) 99537-1961.

Requisitos básicos para a doação de sangue:

Ter idade entre 16 e 69 anos;

Pesar no mínimo 50 kg;

Estar alimentado e evitar alimentos gordurosos antes da doação;

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

Apresentar documento de identificação com foto emitido pelo órgão oficial;

Impedimentos temporários para a doação de sangue:

Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;

Período gestacional;

Período pós-gravidez: 90 dias parto normal e 180 dias para cesariana;

Amamentação: até 12 dias após o parto;

Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

Tatuagem e/ou sangue nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);

Extração dentária: 72 horas;

Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses;

Transfusão de sangue: 1 ano;

As pessoas que tiveram Covid devem aguardar 15 dias após a melhora dos sintomas para a doação;

Para as pessoas que receberam dose da vacina, é necessário aguardar 48 horas para quem se vacinou com Coronavac e 7 dias para Astrazeneca e Pfizer.

Impedimentos definitivos para a doação de sangue:

Ter passado por um quadro de hepatite após 11 anos de idade;

Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatite B e C, Aids ( vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I E II e doença de chagas;

Uso de drogas ilícitas injetáveis;

Malária;

Doe sangue regularmente, tem sempre alguém precisando da sua solidariedade !