Inaugurações marcam a festa de Santo Antônio no último final de semana

Notícia publicada em 14/06/2022

Imagem: Neno Vianna

Texto: Túlio Dutra

Trabalho, cultura e fé. Essas três palavras descrevem bem como foi o dia 12 de junho no distrito de Santo Antônio do Salto, que estava celebrando a festa de seu padroeiro, Santo Antônio. Durante as celebrações, a Prefeitura entregou para a comunidade algumas intervenções finalizadas. Já no começo das entregas, a população do distrito foi presenteada com a reforma da torre da Igreja, que infelizmente se encontrava em situação perigosa e bastante danificada.

No segundo momento, foi inaugurado o Chafariz do Salto. A peça é um trabalho de cantaria, ofício de talhar blocos de rochas brutas, arte bastante tradicional em nossa região. O chafariz em questão é um dos últimos trabalhos realizados pelo saudoso Mestre Juca da Cantaria e foi doado ao distrito pelo seu filho, o professor universitário Carlos Aberto Pereira, que hoje desenvolve trabalhos voltados à cantaria com alunos de escolas municipais, mantendo vivos esse ofício e a memória de seu pai.

Na sequência, toda a comunidade foi convidada para o descerramento da placa de reinauguração do Memorial dos Tropeiros, um museu que conta com dezenas de peças retratando como era a vida e os trabalhos realizados pelos tropeiros, atividade que consistia no transporte de manufaturados, alimentos e até produtos importados possuindo forte ligação com o distrito e com toda Minas Gerais. O espaço do museu foi, em termos técnicos, a obra mais detalhada. No local foi realizada a troca de todo o telhado, pinturas internas e externas, trocas e reparos em toda a parte elétrica e hidráulica, garantindo o conforto dos visitantes e a integridade das peças.

O prefeito Angelo Oswaldo falou da sua ligação com o Memorial dos Tropeiros. “O memorial surgiu em um governo meu anterior. Um certo dia, recebi a visita dos filhos de um amigo, o senhor Teodoro, que me falaram que no, testamento do pai, todos os objetos que estavam dentro da casa foram deixados para mim, pois ele acreditava que eu saberia dar o destino correto para eles. Assim criamos esse museu, um local que todos gostam de visitar, que conta a história dos tropeiros, portanto, da nossa cidade”

Já o professor Carlos Alberto Pereira agradeceu e destacou em tom humorado a escolha de presentear o distrito com o chafariz. “Primeiramente, quero agradecer a todos os presentes. Minha relação com o Salto começou através de um projeto de extensão que realizamos aqui com alunas que são daqui, e percebemos que precisávamos aproximar as crianças do distrito da universidade. Por isso decidimos trazer para cá o chafariz, além do fato de que existe água em abundância, a sede já tem muitos chafarizes, mais um não ia fazer diferença”.

A secretária de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro, destacou as inaugurações de forma afetuosa. “Me sinto muito feliz em estar aqui na comunidade do Salto, com pessoas ilustres, realizando algumas inaugurações, mesmo não sendo obras de grande porte, são demonstrações de carinho com a comunidade”.

Antônio Simões, secretário de Obras e Urbanismo, adiantou novas ações no distrito. “Continuaremos agora trabalhando no telhado da Igreja, revitalizaremos todo a praça de Santo Antônio, para dar mais conforto e segurança a toda a comunidade, e a maior intervenção que será a obra da estrada do Salto, que começará desde o trevo com o distrito de Lavras Novas, onde será feito alargamento dos trechos que hoje só se passa um veículo de cada vez, recomposição de todos os trechos onde houve deslizamentos e criação de um acesso por cima do canal. Isso vai garantir melhor deslocamento, mesmo em tempos de chuva, e renda para o distrito”.

Encerrando as falas da tarde, a vice-prefeita, Regina Braga, enfatizou o papel da comunidade e pediu proteção do seu padroeiro. “Quero parabenizar a comunidade por essas entregas e dizer que vocês fazem parte disso tudo. Fico muito feliz enquanto gestora, em ver o papel da população, e espero que Santo Antônio continue abençoado o nosso mandato para que possamos inaugurar várias outras obras aqui no Salto.