Prefeitura de Ouro Preto prorroga inscrições para vacinação contra Brucelose

Notícia publicada em 18/05/2022
por Nízea Coelho


Imagem: Fabíola Moreira

Texto: Cíntia Soares

A Prefeitura de Ouro Preto prorrogou o prazo até o dia 31 de maio para os pecuaristas realizarem as inscrições para a primeira fase da vacinação contra a Brucelose. A campanha é voltada para bezerras fêmeas de 03 a 08 meses de idade e tem como objetivo reduzir os impactos negativos da doença na saúde humana e animal, incentivando a atividade agropecuária. A vacinação destes animais faz parte do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT).

A equipe responsável pela vacinação destaca que a imunização contra a brucelose é obrigação do produtor e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) fiscaliza 2 atestados de vacina ao ano. A Secretaria de Agropecuária oferece gratuitamente imunizantes para os inscritos.

A vacina pode ser aplicada durante todo o ano, porém, devido às questões de logística, a campanha é dividida em duas etapas, sendo a primeira de inscrição e posteriormente a de vacinação, que ocorrerá no dia 30 de junho. Os interessados devem enviar também até o dia 10 de julho a declaração de vacinação ao IMA.

Para solicitar o serviço, o produtor interessado deve procurar a Secretaria de Agropecuária, localizada na Rua Hugo Soderi, 21 - Bloco B, Saramenha, ou entrar em contato através dos telefones 3559-3210 ou 3559-3249. É importante ressaltar que a não imunização ou comprovação podem gerar multa ao proprietário. Fique atento e proteja seu animal.

 

Conheça a Brucelose

A brucelose é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Brucella que pode ser transmitida de animais para humanos, principalmente através da ingestão de carne contaminada mal cozida, alimentos lácteos caseiros não pasteurizados, como leite ou queijo, além de também poder haver transmissão através da inalação da bactéria ou pelo contato direto com secreções de um animal infectado.

Alerta Meteorológico

Estado de observação
  
 
 
 
saiba mais

Receba notícias da Prefeitura

×