Prefeitura de Ouro Preto e Mariana se juntam à empresa Samarco para dar início às obras da Estrada da Purificação

Notícia publicada em 13/05/2022

Imagem: Neno Vianna

Texto: Túlio Dutra

A data de hoje, 13 de maio de 2022, foi marcada pela cerimônia que contou com membros do poder executivo, legislativo e moradores de Ouro Preto e Mariana, marcando o início das obras de calçamento da Estrada da Purificação, via que interliga o distrito de Antônio Pereira à sede do Município de Ouro Preto.

Essa ação representa uma medida compensatória após o retorno das atividades da mineradora e é um acordo realizado entre a Prefeitura e o Conselho Municipal de Patrimônio, o Compatri. Ao todo, serão sete quilômetros e meio de calçamento, garantindo a desejada conexão, que respeitará as características históricas, patrimoniais e arqueológicas da estrada, sendo que em alguns trechos os blocos utilizados na obra serão feitos a partir de rejeito de mineração. Mais do que um novo acesso, estrada vai contribuir com o desenvolvimento do turismo, cultura e da vida social das pessoas que moram nas proximidades.

O prefeito Angelo Oswaldo falou sobre a importância da ação, relembrando momentos do seu primeiro mandato em 1993. “É um momento muito especial para nós, eu renovo aqui a emoção que tive 29 anos atrás, quando inauguramos o asfalto na subida da Lapa de Antônio Pereira, um distrito que cresceu muito nesse tempo e que sempre aguardou por intervenções na estrada da Purificação. Estamos agora restabelecendo nossa ligação com o distrito mais próximo que agora fica relativamente mais perto para usufruir todos os serviços que a sede oferece”.

Já o chefe de Gabinete, Zaqueu Astoni, enfatizou a relevância do dia. “Hoje é realmente um dia histórico, quando a atual gestão está reparando uma distorção social com o distrito de Antônio Pereira, do qual faço questão de cumprimentar a comunidade e dizer que, sem ela, não chegaríamos hoje com o lançamento da pedra fundamental dessa estrada”.

Para Rodolpho Samorine, que atua como Relações Institucionais da Samarco, “estamos agora vendo uma virada de página, uma verdadeira reparação social que é essa estrada, nossa intenção é que esse local se torne uma ecovia, preservando todas as suas características naturais”.

A vice-prefeita, Regina Braga, usou sua fala para agradecer os envolvidos nessa ação. “Queria agradecer a todos que contribuíram para que hoje possamos estar aqui dando o pontapé inicial nessa obra. Queria dizer também que em um dia marcado como dia de luta e resistência, ninguém melhor para ser agraciado que o povo de Antônio Pereira, porque é uma comunidade que é sempre guerreira”.

Chiquinho de Assis, secretário de Meio Ambiente, destacou em números o impacto positivo das ações. “Tivemos, sim, momentos de embate com a mineradora, mas porque estávamos defendendo o direito da população, agora quem levava mais de uma hora para chegar a Ouro Preto vai levar apenas 20 minutos por essa serra tão importante”.

Representando a comunidade do distrito, Marleth Barros deu um relato emocionado sobre o início das obras. “Essa estrada é uma forma de reaproximar o distrito da sede, é uma questão de pertencimento, já que estávamos tão perto e tão longe ao mesmo tempo. Hoje é muito gratificante, estar aqui e lembrar todas as reuniões que fizemos até chegar a este ponto, essa intervenção só vai agregar valor à nossa cidade, fomentando o turismo e apresentando as belezas naturais de Antônio Pereira para o mundo”.

Será realizada na estrada da Purificação no dia 14 de agosto, às sete horas da manhã, uma caminhada ecológica, partindo do Morro São João até Antônio Pereira, em razão das festividades de 300 anos de Nossa Senhora da Lapa, considerada a primeira romaria de Minas Gerais.