Novo espaço da Casa de Apoio é inaugurado em Belo Horizonte


Na área hospitalar da capital, a nova instalação da Casa de Apoio gera mais conforto e dignidade aos ouro-pretanos.

Notícia publicada em 13/05/2022
por Nízea Coelho


Imagem: Ane Souz

Texto: Júlia Adrielle

Desenvolver e aprimorar projetos que garantem o bem-estar da população é um dos compromissos da atual gestão. Dando continuidade às ações que buscam garantir maior assistência aos ouro-pretanos usuários do SUS e que buscam tratamento de alta e média complexidade em Belo Horizonte, a Prefeitura de Ouro Preto amplia a assistência aos pacientes oferecendo nova instalação da Casa de Apoio.

A casa de apoio é um espaço de acolhimento e descanso aos pacientes, que são encaminhados ao local através de uma lista diária feita pela Secretaria Municipal de Saúde. A nova sede continua na área hospitalar da capital, o espaço, mais amplo e arejado, possui agora 28 leitos, 2 salas, 5 banheiros e área externa mais ampla.

Em 2021, mesmo com a suspensão de exames, consultas e cirurgias eletivas, devido à pandemia, pelo Município de Belo Horizonte, a Prefeitura de Ouro Preto manteve o compromisso com a população e assistiu os pacientes em tratamento, mantendo o contrato com a Casa de Apoio, além de oferecer diariamente o transporte para a capital.

Neiva da Silva, usuária da Casa de Apoio desde 2019, disse que o espaço é uma grande benção. “Agora aqui está muito melhor, já vim como paciente e agora como acompanhante e saber que podemos contar com esse apoio aqui faz toda a diferença”.

A média mensal de ouro-pretanos que utilizam a casa por mês é de 1500 pessoas. O administrador da Casa, William da Silva Oliveira, explica que a melhoria não foi somente no espaço físico. De acordo com ele, houve também melhoria na alimentação e aumento do número de carros responsável pelo translado dos pacientes.

Para a secretária Adjunta de Saúde, Isabela Guimarães, ampliar o serviço da Casa de Apoio gera um conforto a ela, como ouro-pretana, em saber que os usuários possuem um lugar digno, que visa diminuir o desgaste físico e emocional durante os tratamentos. “Hoje entregamos mais um resultado do compromisso dessa gestão com as políticas públicas de saúde, através da ampliação de espaços físicos que estejam à altura dos nossos pacientes”.

O vereador Zé do Binga lembra que em seu primeiro mandato como vereador propôs a criação da Casa de Apoio. “Me sinto realizado em ver a Casa funcionando, o povo agradece. Estou muito agradecido com o prefeito. O Angelo não está aqui para desmanchar o que foi feito, ele está aqui para melhorar o que foi feito”.

O prefeito Angelo Oswaldo e a vice-prefeita Regina Braga reafirmaram o dever em manter o serviço da melhor forma possível, aprimorando e requalificando a casa de apoio. “Nossa saúde cresce sempre mais, com bons serviços à disposição dos ouro-pretanos. Nós estamos eliminando várias filas de serviços que foram acumuladas durante a pandemia, estabelecendo a normalidade que desejamos para o setor de saúde”, manifesta o prefeito. Além das autoridades citadas, o secretário de Governo, Yuri Assunção, também esteve presente na cerimônia.

A nova Casa de Apoio, no coração da área hospitalar de Belo Horizonte, encontra-se no endereço Rua dos Otoni, 126 - Santa Efigênia.

Alerta Meteorológico

Estado de observação
  
 
 
 
saiba mais

Receba notícias da Prefeitura

×