Pela primeira vez, testes rápidos contra a dengue são ofertados na rede pública de saúde de Ouro Preto

Os testes disponíveis nas UBS e na Upa são realizados após avaliação médica e em até 7 dias após o início dos sintomas

Notícia publicada em 12/05/2022

Texto: Júlia Adrielle

Em mais uma iniciativa de combate a doenças endêmicas, a Prefeitura de Ouro Preto está oferecendo em todas as Unidades Básicas de Saúde testes rápidos para a dengue. A ação visa não somente diagnosticar a doença, mas também proporcionar o tratamento adequado o quanto antes, contribuindo de forma significativa para a recuperação e auxílio do monitoramento das infecções.

Essa é a primeira vez que a Vigilância em Saúde do Município disponibiliza os testes. A superintendente da Vigilância Sanitária, Ana Paula Fietto, explica que o teste rápido pode ser realizado até o sétimo dia do início dos sintomas. O material é de fácil uso, não requer equipamento e detecta o antígeno circulante da dengue em amostras de sangue total.

Nestes primeiros 5 meses do ano, foram notificados 15 casos, e os exames laboratoriais confirmaram quatro deles como positivos. Mesmo com o índice larvário baixo, a Secretaria Municipal de Saúde continua desenvolvendo ações de prevenção e cuidado com a doença.

A secretária Adjunta de Saúde, Isabela Guimarães, explica que o setor de Zoonose, responsável pelo controle e tratamento dos locais de reprodução do mosquito da dengue, está realizando neste período o levantamento de índice larvário na zona urbana e rural do município. “Pedimos a colaboração de todos para que recebam os agentes de endemia devidamente notificados com crachás, pois será feito vistoria nos pátios, residências, comércios e terrenos baldios para a coleta de amostras de larvas que forem encontradas”.

Prevenção à dengue

A prevenção pode ser feita com práticas simples que evitam a circulação do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada, como pneus, garrafas e plantas, manter ralos fechados e desentupidos, evitar acúmulo de entulho, pois podem se tornar local de foco do mosquito da dengue; denuncie a existência de possíveis focos de Aedes aegypti.

Principais sintomas da dengue:

Febre alta;

Dor de cabeça;