Prefeitura de Ouro Preto realiza campanha de descarte de resíduos eletrônicos

Notícia publicada em 04/05/2022
por Nathália Silva


Prefeitura de Ouro Preto realiza campanha de descarte de resíduos eletrônicos
Imagem: Arte: Fabíola Moreira

Texto: Cíntia Soares

O consumo de lixo eletrônico está cada vez maior no mundo e, no ranking de países que mais produzem esse tipo de lixo, o Brasil ocupa a 5ª posição, sendo que o descarte inadequado pode deixar consequências irreparáveis para o nosso meio ambiente. É pensando nisso que a Prefeitura de Ouro Preto tem buscado incentivar cada vez mais o consumo e descarte consciente desses resíduos.

Dessa forma, no próximo dia 14, será efetuado o recolhimento de materiais eletroeletrônicos inservíveis e ou em desuso pela população. A expectativa é que sejam coletados cerca de cinco (05) toneladas de materiais, por meio de logística reversa, contribuindo assim para a preservação ambiental e para a importância do descarte adequado dos resíduos.

A campanha tem, ainda, objetivo de conscientizar a população com relação aos danos que esse tipo de lixo pode trazer para saúde humana e ao nosso ecossistema, por isso, a equipe envolvida incentivará a consciência socioambiental em torno do descarte adequado dos diversos tipos de “lixo”. Para a Secretaria de Meio Ambiente, “é necessário realizarmos ações como essas para que a população tenha a compreensão sobre os danos desses resíduos e para que haja um consumo consciente dos eletrônicos”.

Logística reversa

A logística reversa faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos e, genericamente, realiza o fluxo físico de produtos, embalagens e outros materiais que são coletados, geralmente, após utilização ou consumo por parte da população, a fim de viabilizar a restituição desses resíduos para reaproveitamento ou outras destinações finais ambientalmente adequadas.

É o caso da coleta seletiva que, em Ouro Preto, recolhe materiais como papelão, plástico, alumínio e outros materiais para serem reciclados. Entretanto, alguns produtos, como pilhas, por exemplo, podem não ser reutilizáveis, nem devem ser descartados de qualquer maneira por se tratarem de resíduos contaminantes, devendo ser depositados em locais seguros, apropriados e licenciados de acordo com a legislação vigente.

A logística reversa demonstra sua importância, sobretudo nesses casos, ao destinar corretamente diversos materiais, minimizando, dessa maneira, os danos ambientais.

Como participar

Para participar da ação do dia 14 de maio, o cidadão deve levar o material a ser descartado (televisores, monitores, CPU´s, rádios, liquidificadores, notebooks, tablets, celulares, secadores de cabelo, impressoras, máquinas de lavar, ar-condicionado, pilhas, baterias, lâmpadas, ventiladores, geladeira, freezer), no ponto de coleta, localizado na BR 356, ao lado do supermercado BH, bairro Lagoa, onde estará a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e da empresa de logística reversa.

Para mais informações ou sugestões, procure a Secretaria de Meio Ambiente na Praça Américo Lopes, número 109, bairro Pilar ou pelo telefone 3559-3253.

 

Alerta Meteorológico

Estado de observação
  
 
 
 
saiba mais

Receba notícias da Prefeitura

×