CRAS de Antônio Pereira é destaque em ações no Município

CRAS de Antônio Pereira é destaque em ações no Município
Imagem: Neno Vianna

Texto: Túlio Dutra

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio do CRAS do distrito de Antônio Pereira, tem obtido grande destaque em ações sociais dentro do Município desde o começo da atual gestão. Nos últimos 12 meses foram realizados 200 novos cadastros, que se somam aos mais de 200 outros nomes que já possuíam registro, mas não frequentavam a unidade.

Após a realização desse trabalho, o CRAS tem atuado junto à comunidade em questões sociais, realizando reunião de grupos fixos compostos, principalmente, por mulheres e pelo público jovem. Nesses encontros são discutidos diversos temas, como benefícios eventuais, bolsa família, prevenção ao suicídio e gestão de conflitos pessoais em tempos de crise. Houve também a palestra sobre direito das mulheres, realizada pela Dra. Celeida de Freitas, delegada especializada em atendimento à mulher.

O programa PAIF também está sendo continuado pela psicóloga Laís Amaral. Este programa é voltado para os núcleos familiares expostos a vários fatores de vulnerabilidade e que precisam de acompanhamento multidisciplinar.

O CRAS de Antônio Pereira tem obtido excelentes resultados no campo das parcerias, sejam elas firmadas ou em curso. Junto à Cruz Vermelha foram obtidas 61 cestas básicas, 24 cobertores e 20 fardos de água mineral. Também na área da alimentação, voluntários da empresa Vale firmaram o compromisso de doar 100 cestas básicas a cada três meses.

Estão acontecendo conversas avançadas com o SENAI e com a Fundação Aleijadinho, com o objetivo de trazer cursos profissionalizantes para a população do distrito, evitando o deslocamento dos moradores para outras localidades. Com o Emater, o trabalho tem sido na elaboração de uma horta comunitária no terreno localizado ao lado da instituição. Por fim, o CRAS firmou parceria com o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em setembro de 2021, com palestras sobre a saúde feminina e oficinas para fazer pães, bolos e rosquinhas.

Vale ressaltar que o CRAS passou por uma revitalização recente, com troca de pisos, pinturas internas e externas, adequação de escadas, novas instalações elétricas e revisões no sistema hidráulico, além de melhorias na drenagem das águas pluviais e na acessibilidade com a instalação de guarda corpo e corrimão na rampa lateral da unidade. Essas ações fazem parte de um acordo entre a mineradora Vale e a Prefeitura, que reinaugurou as novas instalações em novembro de 2021.