Aplicativo da Defesa Civil terá nova versão

Em breve haverá também um versão para o sistema iOS (iPhone)

Notícia publicada em 17/01/2022
por Nathália Silva

Lançado em 2018, o aplicativo “Defesa Civil – Ouro Preto” é uma importante ferramenta para acompanhar as áreas de risco no município e se prevenir de possíveis acidentes. A novidade é uma melhoria no layout. A equipe também está trabalhando para disponibilizar o aplicativo para iOS (iPhone) na Apple Store. Para quem usa o sistema Android já está disponível na PlayStore.

O aplicativo é uma tecnologia que facilita a comunicação do órgão com os cidadãos enviando alertas em tempo real sobre possíveis alterações geológicas e situações de risco urgentes. Desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Prefeitura, sem custo para os cofres públicos, o aplicativo mostra todas as áreas de risco da cidade e de alguns distritos, de acordo com o mapeamento feito pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). É possível clicar em qualquer local do mapa e saber quantas casas e pessoas residem ali, quais os riscos, visualizar fotos e informações adicionais.

O aplicativo fornece ao usuário um aumento do senso de autoproteção, pois nele a população consegue saber em tempo real se ela está dentro de uma área de risco ou não, já que grande parte destas regiões mapeadas não são de conhecimento da população. Ele também mostra em tempo real as informações sobre as chuvas na região. Isso é possível graças à integração dos sistemas da Prefeitura e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), por meio dos dados coletados pelos pluviômetros espalhados por Ouro Preto e pelos distritos de Cachoeira do Campo, Rodrigo Silva, Glaura, Santo Antônio do Leite e Amarantina.

A população pode colaborar, enviando fotos, vídeos e informações de eventos que venham a acontecer, de forma a informar a Defesa Civil e alertar a população.