Prefeitura de Ouro Preto abre inscrições para vacinação contra Brucelose

Notícia publicada em 12/01/2022

Texto: Cíntia Soares

De 1º de janeiro a 15 de abril, a Prefeitura de Ouro Preto realiza as inscrições de produtores rurais para a  vacinação contra a Brucelose em bezerras de 03 a 08 meses de idade. A iniciativa tem como objetivo reduzir os impactos negativos da doença na saúde humana e animal, incentivando a atividade agropecuária. A vacinação destes animais faz parte do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT).

A Secretaria Municipal de Agropecuária destaca que a vacinação de brucelose é obrigação do produtor, inclusive sob fiscalização do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Para aqueles que se inscreverem até 15 de abril, a Secretaria oferece gratuitamente os imunizantes. O período de vacinação da primeira fase será nos dias 1º de abril a 30 de junho.

Para solicitar o serviço, o produtor interessado deve procurar a Secretaria de Agropecuária, localizada na Rua Hugo Soderi, 21 - Bloco B, Saramenha, ou entrar em contato pelos telefones 3559-3210 ou 3559-3249. Fique atento e proteja seu animal.

Conheça a Brucelose

A brucelose é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Brucella que pode ser transmitida de animais para humanos, principalmente através da ingestão de carne contaminada mal cozida, alimentos lácteos caseiros não pasteurizados, como leite ou queijo, além de também poder haver transmissão através da inalação da bactéria ou pelo contato direto com secreções de um animal infectado.