Prefeitura atua preventivamente durante o período chuvoso

Notícia publicada em 07/01/2022
por Vanência Magela

Imagem: Defesa Civil

Ontem, 6 de janeiro, as forças de segurança Municipal e Estadual se reuniram para traçar estratégias conjuntas dentro do Plano de Contingência Municipal. Estiveram presentes na reunião emergencial, a Defesa Civil Municipal, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Ourotran, Professores de geologia voluntários da UFOP, além das Secretarias de Governo, Saúde, Obras, Defesa e Desenvolvimento Social. O Prefeito Municipal coordenou os trabalhos e aproveitou para agradecer a disposição das forças de segurança no cuidado com a cidade e seu povo neste momento de chuvas intensas.

O objetivo do grupo de trabalho é realizar ações preventivas em Ouro Preto durante esse momento de maior risco do período chuvoso, em que Ouro Preto se encontra no risco máximo e otimizar recursos para atendimento relacionado a chuvas .

As ações planejadas já estão em andamento nesta sexta-feira, 7. A Defesa Civil Municipal, o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil Estadual, com apoio voluntário de técnicos da Ufop, atuam na interdição de alguns imóveis, bem como na retirada das famílias que estão em área de risco. Até o momento, cinco famílias foram removidas preventivamente na Rua Perita, no bairro São Cristóvão.

Além destas ações, outras medidas preventivas estão sendo desenvolvidas, como: divulgação das análises diárias dos boletins metereológicos, balanço diário das ações de Defesa Civil, monitoramento diário de áreas de maior risco para tomada de decisão sobre novas remoções, interrupção e desvio de vias pela Ourotran, além de organização do Posto de Comando único das forças de segurança e proteção da população.

Os técnicos da Defesa Civil estão de plantão 24 horas diárias e os trabalhos de monitoramento das áreas de maior risco continuam durante todo o periodo, com atendimento às ocorrências que surjam.

Em caso de dúvidas, a população pode acionar as forças de segurança através dos seguintes números: 199 (Defesa Civil), 193 (Bombeiros Militar) e 190 (Polícia Militar), 153 (Guarda Civil Municipal) Ou pelo telefone fixo da Defesa Civil, que também funciona como WhatsApp: 31 3559-3121.