Câmara dos vereadores entrega relatório final da CPI da Saneouro

Foram mais de cinco meses de investigação e o resultado foi o pedido de anulação da licitação

Notícia publicada em 13/10/2021
por Nathália Silva

Manifestação para entrega do relatório ao prefeito
Imagem: Neno Vianna

Apresentado dia 7 de outubro na Câmara dos Vereadores, o relatório final da CPI pediu a anulação do processo licitatório no qual a Concessionária Saneouro foi vencedora no ano de 2020.

Em marcha da Casa Legislativa até a Prefeitura de Ouro Preto, vereadores e apoiadores do movimento “Fora Saneouro” entregaram nas mãos do prefeito Angelo Oswaldo o relatório final da CPI.

Em discurso, Angelo reiterou a importância do resultado da CPI. “Nós temos comissões de inquérito e sindicância que desenvolveu um trabalho interno e com esse documento do legislativo que é de grande importância e pelo poder de uma CPI, temos a certeza que agora teremos condições de enviar à justiça com base sólida”. Angelo ainda reforçou que “temos o compromisso de averiguar tudo isso, buscar a melhor solução que será construída pelo judiciário, legislativo e executivo”.

De acordo com o vereador e presidente da COI, Matheus Pacheco, o fato determinado que motivou a CPI foi o edital, a concessão e o certame. “Tínhamos que chamar e ouvir todos que tiveram envolvimento naquele momento, como a comissão de licitação, pessoas relacionadas ao Semae e a extinta ARSEOP e também o ex-gestor municipal. Diversas documentações foram entregues na Câmara e o trabalho da CPI era investigar o processo licitatório e foi o que fizemos, apontamos as irregularidades e encaminhamos tudo para o Ministério Público e para o Executivo analisar. Ressalto que nós, vereadores, continuamos na Câmara disponíveis para ajudar o prefeito Angelo no que for preciso para resolver o problema de saneamento básico da nossa cidade”.

Os próximos passos estão nas mãos da Prefeitura que irá analisar todo a documentação recebida do Legislativo e levantada pelo jurídico executivo para que assim tenham uma base sólida a ser apresentada à justiça.

Estado de alerta