Secretaria de Turismo realiza, na Casa de Gonzaga, a exposição "Desenhos de Arame”

A mostra, disponível até 31 de outubro, é do artista ouro-pretano José Francisco Azevedo e faz parte das comemorações de 310 anos de Ouro Preto e do mês das crianças

Notícia publicada em 07/10/2021
por Greiza Tavares

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, realizou na última quarta-feira, 6 de outubro, na Casa de Gonzaga, a abertura da exposição "Desenhos de Arame", de José Francisco Azevedo, mais conhecido como "Zé do Arame". A ação faz parte das comemorações de 310 anos de Ouro Preto e também do mês das crianças. A exposição fica disponível para visitação até o dia 31 de outubro.

Nesta mostra, o artista ouro-pretano “Zé do Arame” apresenta trabalhos lúdicos. Peças como aviõezinhos, bonecos, carrinhos, pequenos e grandes animais, remetem à imaginação e às brincadeiras da infância, fazendo com que os adultos voltem no tempo ao ver este trabalho feito à mão, nos tempos atuais de tanta tecnologia.

A abertura da exposição contou com a presença do prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo; da vice-prefeita, Regina Braga; do secretário de Turismo, Rodrigo Câmara; do artista José Francisco Azevedo, dos servidores da secretaria de turismo e de pessoas da comunidade, com destaque para a presença de crianças.

O secretário municipal de Turismo, Rodrigo Câmara falou da afirmação da Casa de Gonzaga como mais um espaço da cidade voltado para a arte. “A proposta de ter mais essa exposição na Casa de Gonzaga é para fortalecer o novo posicionamento desta Casa, da Prefeitura de Ouro Preto, através da Secretaria de Turismo, de que agora Ouro Preto conta com mais um espaço para exposições, voltado para a arte, cultura e fazeres, um espaço democrático e gratuito, onde os turistas e moradores podem ter acesso a conteúdos de qualidade”, disse.

Rodrigo Câmara ressaltou ainda a importância de valorizar os artistas locais. “Em comemoração ao mês das crianças e dentro também das celebrações pelos 310 anos de Ouro Preto a gente recebe essa exposição de um artista ouro-pretano, que executa o seu trabalho em um pequeno ateliê em sua casa e também nas ruas de Ouro Preto, e que agora ganha destaque com uma expografia mais elaborada, valorizando o trabalho de um artesão local. Lembrando que as galerias da Casa de Gonzaga estão abertas para artistas ouro-pretanos e do mundo inteiro, e o nosso principal foco é oferecer um conteúdo de qualidade gratuitamente, a quem nos visita e também ao público de Ouro Preto”, afirmou.

Venha conferir a exposição "Desenhos de Arame" e traga os pequenos também! A Casa de Gonzaga está aberta a visitação de terça-feira a domingo, das 8h às 18h.

Sobre o artista “Zé do Arame”

Artista ouro-pretano, Zé do Arame, tem mais de 30 anos de história e trabalho com a arte. Pintura, tingimento, recorte em metal e trabalhos clássicos em óleo sobre tela, madeira e metal, hoje seu trabalho cria imagens que nos levam a cenários imaginários e lúdicos.

Texto: Greiza Tavares