As produções audiovisuais e artísticas estão de volta a Ouro Preto

Sessões de fotos para catálogos de moda, gravação de programas de TV, de filmes e de comerciais já acontecem na cidade desde maio, com iniciativa da Prefeitura de Ouro Preto, através da Secretaria Municipal de Turismo

Notícia publicada em 07/10/2021
por Greiza Tavares

As produções audiovisuais e artísticas estão de volta a Ouro Preto
Imagem: Rodrigo Câmara

As produções audiovisuais e artísticas estão de volta a Ouro Preto. Sessões de fotos para catálogos de moda, gravação de programas de TV, de filmes e de comerciais já acontecem na cidade desde maio. Ouro Preto atrai as agências de produção por ser a locação perfeita para fotos e vídeos. Todos esses trabalhos realizados foram resultado da iniciativa da Prefeitura de Ouro Preto, através da Secretaria Municipal de Turismo, e isso tem surtido efeito positivo para o trade turístico e para o comércio da cidade.

Produções como o comercial do Banco do Brasil, fotos para o catálogo de moda do Jornal O Estado de Minas, gravação do Programa Viagem e Gastronomia, do canal CNN Brasil, com a jornalista Daniela Filomeno, são alguns exemplos dos trabalhos já realizados na cidade nos últimos meses.

A produção mais recente é a gravação de um filme, cujo título ainda não pode ser divulgado, que tem previsão de dois meses de gravação em Ouro Preto. O longa é uma produção nacional, mas também será disponibilizado para o mercado internacional. Para a realização desse filme, estão previstas mais de 3500 diárias de hospedagem, uma equipe de produção de 150 pessoas e a contratação de 150 figurantes, cidadãos de Ouro Preto.

Ter Ouro Preto como cenário em todas essas produções é importante, pois auxilia diretamente na divulgação da cidade como destino turístico, ligando a imagem local a trabalhos de qualidade, consequentemente atraindo mais visitantes, promovendo também o desenvolvimento sócioeconômico.

Outro benefício desses trabalhos são as contrapartidas combinadas com a Secretaria Municipal de Turismo, que vão desde doações de cestas básicas até o restauro de bens do patrimônio histórico, contando sempre com acompanhamento do IPHAN e da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio.

A produtora de locação Carol Monteiro fala das peculiaridades de Ouro Preto e as razões pelas quais a cidade é a escolha certa para a realização dos seus trabalhos. “Temos cidades históricas lindas em Minas Gerais, mas Ouro Preto ‘carrega’ muito da nossa história em cada cantinho, cada comércio, ruas, igrejas, arquitetura e nas pessoas que moram aí. Quando eu, como produtora de locação de audiovisual, recebo um roteiro em que Ouro Preto é o cenário escolhido fico muito feliz. Primeiro, porque amo essa cidade, e segundo, porque sou muito bem recebida pela secretaria de Turismo e todos os órgãos responsáveis. O audiovisual é uma indústria que gera emprego pra muitos profissionais e essa parceria com a cidade é fundamental para que realizamos o nosso trabalho com sucesso”, afirmou.

O secretário de Turismo, Rodrigo Câmara afirmou sobre os objetivos da secretaria em captar produções como essas para a cidade. “Uma produção cinematográfica, ou de um catálogo de moda ou um comercial é muito importante para que a gente consiga alinhar a imagem de Ouro Preto com produções de qualidade, obviamente pensando na promoção do destino turístico e também com a preocupação do desenvolvimento socioeconômico, pois essas produções movimentam e aquecem o comércio, lojas, restaurantes e a economia local de forma geral. Esse é o principal objetivo de quando a gente traz uma produção para Ouro Preto”, disse.

Texto: Greiza Tavares