Indicada a melhor vila turística do mundo, o distrito de São Bartolomeu recebe visita do executivo municipal para a criação de um plano participativo

Notícia publicada em 06/10/2021
por Nízea Coelho

Reunião com moradores do distrito
Imagem: Neno Vianna

Texto: Júlia Adrielle

Considerada uma das melhores vilas turísticas do Brasil e concorrendo ao título de melhor vila turística do mundo, por um concurso realizado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), o distrito de São Bartolomeu recebeu na última quarta-feira (29) a visita do executivo municipal para uma reunião com lideranças locais. O encontro aconteceu na Escola Municipal Dr. Washington Araújo e teve como objetivo ouvir as reivindicações da população e, através das requisições, criar um plano diretor participativo para o Turismo para que haja compatibilidade entre a valorização e manutenção do distrito.

O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Câmara,  ressaltou que a construção do plano diretor participativo é uma ação multidisciplinar, que envolve, além  da Secretaria de Turismo, as Secretarias de Cultura e Patrimônio, Defesa Social e Obras. “Hoje esse título de uma das melhores vilas turísticas do mundo é um motivo para celebração e é uma forma de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do distrito com os pilares da sustentabilidade, manutenção das tradições, ofícios e fazeres”, afirma o secretário.

Pia Guerra, presidente da Associação de Doceiros de São Bartolomeu, e Sérgio Murilo de Oliveira, presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário, explicam que o potencial turístico do distrito precisa ser organizado para que o distrito não perca as suas principais características. “O potencial turístico encantador que acalenta todo mundo com a nossa beleza natural, histórica e cultural, com o patrimônio imaterial dos doces e das festas é o que a comunidade quer manter'', diz Pia.

Atenta às demandas, Margareth Monteiro, secretária de Cultura e Patrimônio, apresentou os projetos da Secretaria voltados para São Bartolomeu, os quais abrangem a preservação dos bens culturais, a interação da comunidade por meio de uma casa de cultura e a restauração e conservação da igreja matriz. “Em relação à igreja, os projetos de restauração se encontram no Iphan já com uma fase bem avançada de aprovação e infelizmente os recursos foram todos recolhidos no Governo Federal e, por isso, nós estamos correndo atrás de possíveis patrocinadores para restauração da igreja. Estamos trabalhando na revitalização de uma casa sede da associação para que se possa criar uma Casa de Cultura com cursos e oficinas para promover uma maior interação com a  comunidade e a capacitação e formação de multiplicadores”.

“São Bartolomeu já é considerada oficialmente uma das vilas mais bonitas do Brasil, isso vêm transformar as dimensões da vida no distrito, e a população que é orgulhosa do título quer que  tudo seja muito bem organizado, preparado e estruturado para que haja compatibilidade entre essa grande valorização do nosso querido São Bartolomeu e a manutenção daquilo que exatamente caracteriza o distrito como uma das melhores vilas rurais do mundo, a tranquilidade, a manutenção das suas tradições, as grandes festas, o artesanato, a vida simples, a hospitalidade, a generosidade e o calor humano de todos os seus moradores. Por isso, nós tivemos nessa reunião a oportunidade de levantar os pontos que mais preocupam a comunidade e que demandam providências. Felizmente muitas das ações já estão em andamento”, afirma o prefeito Angelo Oswaldo.

Uma próxima reunião foi marcada para o dia 9 de novembro.

Estado de alerta