Escolas municipais estão preparadas para o retorno das aulas presenciais

Empresa Mineração Ferro Puro doou equipamentos de proteção à COVID-19 para a Escola Municipal Ana Pereira Lima, na comunidade do Maracujá

Notícia publicada em 13/09/2021
por Nathália Silva

Recebimento do kit de proteção à COVID-19 - E. M. Ana Pereira Lima, comunidade do Maracujá
Imagem: Ane Souz/PMOP

Retorno às aulas em Ouro Preto é marcado pelo ato simbólico na Escola Municipal Ana Pereira Lima, situada na comunidade de Maracujá, na qual a Mineração Ferro Puro fez a doação de equipamentos de segurança para o combate à COVID-19. O secretário de Educação, Rogério Fernandes, esteve presente acompanhado da coordenadora escolar Suzana Gonçalves e das representantes da empresa, Mariana Morales e Andreza Oliveira. A ação aconteceu hoje, 13 de setembro, véspera do retorno.

Rogério Fernandes enfatizou a importância dessa doação e que a Prefeitura também fez aquisições para resguardar os alunos nesse momento. Ele também reforçou que o retorno das aulas presenciais no Município é uma recomendação do Ministério Público de Minas Gerais e não é impositivo aos alunos. "Após um ano e meio da paralisação das aulas presenciais, retomamos amanhã as atividades nas escolas municipais e preparamos nossas unidades de ensino para que seja uma ação segura para alunos, professores e funcionários”. Ele ainda ressaltou que “os estudantes que não aderiram às aulas presenciais terão seu direito assegurado e os cadernos pedagógicos continuarão sendo enviados”.

Susana Gonçalves, coordenadora da Escola Municipal Ana Pereira de Lima, disse estar entusiasmada pela chegada dos alunos. “É com muito carinho, muita ansiedade, que aguardamos nossas crianças no dia de amanhã. Hoje recebemos esses materiais para iniciar o processo de retorno às aulas presenciais, trazendo mais segurança aos nossos alunos, familiares, funcionários e para toda a comunidade escolar. A gente espera que esse seja o início de muitas outras parcerias que virão, proporcionando uma educação de qualidade”.

Mariana Morales, coordenadora de Projetos Socioambientais da Mineração Ferro Puro, do grupo Avante, reforçou que essas ações avivam a parceria da empresa com as comunidades locais. “Estamos aqui entregando equipamentos de EPI’s para o retorno às aulas presenciais e entendemos que essa iniciativa fortalece o cotidiano das crianças, tendo em vista o contato social de todos envolvidos. Além disso, reforça nosso pilar Comunidades que é um dos diferenciais, um dos fatores que o Grupo Avante acredita, visando a melhoria na vida dessas pessoas que integram as comunidades”.

Ouro Preto possui 45 instituições escolares e apenas cinco não estarão aptas ao retorno presencial, pois é preciso realizar adequações nessas escolas. Vale ressaltar que, os alunos que optaram pelo ensino remoto terão os cadernos pedagógicos enviados como já vêm sendo feito. As escolas estão autorizadas para retorno presencial de acordo com o calendário definido pela Secretaria de Educação:

- 14 de setembro – ensino infantil (alunos de zero a cinco anos);

- 05 de outubro – ensino fundamental I (1º ao 5º ano);

- 18 de outubro – ensino fundamental II (6º ao 9º ano).