Prefeitura avalia medidas compensatórias realizadas pela Vale no distrito de Antônio Pereira

Notícia publicada em 10/09/2021

Imagem: Ane Souz

Texto: Júlia Adrielle

Na última semana, a administração municipal se reuniu com representantes da Vale para uma reunião de avaliação referente às medidas compensatórias realizadas no distrito de Antônio Pereira através do Plano de Compensação e Desenvolvimento.

Durante o encontro, foi apresentado ao prefeito Angelo Oswaldo, ao secretário de Governo, Felipe Guerra, e ao assessor especial Evandro Xavier, uma linha do tempo contendo os feitos realizados pela mineradora, como as reformas da Escola Estadual Daura de Carvalho Neto e a substituição de pontos de ônibus, e projetos que serão realizados, como a reforma da Sede do CRAS, com previsão de entrega até outubro de 2021,  a reforma e equipagem da Fundação Sorria.

Lucas Soares Silva, gerente de Reparação e Desenvolvimento da Vale na região de Antônio Pereira, comentou que a empresa tem avançado com uma proposta participativa com a comunidade, através da formação de um comitê com 24 representantes de Antônio Pereira, Vila Residencial Antônio Pereira e poder público. O objetivo do comitê é avaliar as ações que foram efetuadas e as demandas apresentadas na consulta pública realizada em 2020 a fim de promover uma qualificação e priorização das ações  que serão implementadas.  “É um processo que nos deixa muito orgulhosos e contar da Prefeitura é muito importante”, afirma Lucas.

Além das ações citadas, a mineradora realiza projetos sociais na área do esporte, saúde, desenvolvimento e fortalecimento da participação social e cidadania.

“Antônio Pereira é prioridade no nosso município e tem a parceria da Vale e da Samarco. No caso da Vale, com a descaracterização da Barragem Doutor, a empresa faz investimentos suplementares no Pereira e está fazendo a compensação pelos problemas causados pela barragem. Ela está investindo no social, na diversificação econômica e no enriquecimento ambiental e cultural de Antônio Pereira. Esperamos continuar nessa linha de conquistas e vitórias para Antônio Pereira”, disse o prefeito.