Setembro Amarelo - Campanha de Prevenção ao Suicídio: Saiba como ajudar.

Notícia publicada em 10/09/2021
por Nízea Coelho


Texto: Laryssa Lima

O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Com o objetivo de prevenir e reduzir os milhares de casos, a campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje conquista o Brasil inteiro. Em contribuição com a campanha, a Supervisão de Saúde Ocupacional propõe-se a acolher os servidores que necessitem de ajuda psicológica. No entanto, é importante lembrar: a campanha deve acontecer durante todo o ano.

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Os pensamentos suicidas estão mais próximos do que podemos imaginar. Compreender isso e dar atenção a uma pessoa em sofrimento já é uma grande atitude de prevenção e socorro ao suicídio.

Caso observe comportamentos indicadores de sofrimento, mudanças de humor e conduta autodestrutiva de um indivíduo no ambiente de trabalho, não hesite em oferecer ajuda e compreender as necessidades do outro. As relações entre pessoas em casa, no trabalho ou em outro lugar podem melhorar ou adoecer: depende de como cada pessoa lida com o sofrimento. E cada um de nós lida de maneiras diferentes.

A Supervisão de Saúde Ocupacional está aqui para escutar, acolher e encaminhar para as unidades de atendimento. Os atendimentos estão sendo realizados de forma online e, em casos mais graves, presencialmente, todos os dias. Além de atendimentos individuais, a Supervisão trabalha com intervenções em grupos nos locais de trabalho dos servidores.

 A Todos os servidores que necessitam alguma ajuda podem entrar em contato com a Supervisão:

saude.ocupacional@ouropreto.mg.gov.br

31 3552-2016 / 98451-2426 ou ligue 188 para o Centro de Valorização à Vida (CVV)

Alerta Meteorológico

Estado de alerta
 
 
  
 
saiba mais

Receba notícias da Prefeitura

×