Mapa que dispõe sobre criação dos bairros de Ouro Preto é entregue à Prefeitura

Notícia publicada em 19/07/2021

Imagem: Ane Souz

Texto: Júlia Adrielle

Contemplando a Lei 1181/2020, que dispõe sobre a criação de bairros no Município de Ouro Preto, o prefeito Angelo Oswaldo recebeu do ex-vereador e autor da lei, Juliano Ferreira, o mapa de delimitação e denominação dos bairros da cidade. A entrega aconteceu na última terça, 14 de julho, na Secretaria de Cultura e Patrimônio.

Essenciais na organização urbana, os bairros, além de revelarem uma forma física, são a expressão da identidade cultural de uma cidade. “Este trabalho foi realizado pelo vereador, em sintonia com técnicos da Secretaria de Cultura e Patrimônio, e muito atento aos sentimentos dos nossos cidadãos, da noção de pertencimento, dos vínculos afetivos das pessoas com a sua área de residência”, ressalta o prefeito.

Além disso, essas delimitações auxiliam a gestão pública nas suas formas de organização social e suas possibilidades de ação, como planejamento e fiscalização. A secretária de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro, e o prefeito reforçaram a relevância da documentação ao Município, principalmente nesse momento em que o Plano Diretor está sendo revisado. “Esse projeto vai gerar também uma identificação única do código postal para cada bairro, ou seja, um CEP para cada bairro, facilitando o trabalho dos Correios e telégrafos, além de  impulsionar alguns projetos, como o “Adote um espaço público”, ressalta Margareth.

Atendendo a um pedido do vereador Vantuir Silva, a mesma sistematização dos bairros será promovida nos distritos, a começar por Cachoeira do Campo. “Vamos estabelecer um projeto de definição dos bairros de Cachoeira do Campo, levar à Câmara Municipal por meio do vereador Vantuir e transformar em uma lei, um instrumento muito importante para o progresso  e organização espacial e desenvolvimento do nosso distrito” afirma o prefeito.

O vereador Vantuir Silva e o arquiteto Anderson Agostinho, membro do núcleo gestor de Revisão do Plano Diretor, durante a cerimônia expressaram grande entusiasmo às possibilidades de planejamento oferecidas pela demarcação.

O ex-vereador Juliano Ferreira conta que o projeto visa dar parâmetros à cidade, facilitando o trabalho do poder público, principalmente no que tange a filtragem de dados, como faixa etária, saneamento básico, criminalidade e densidade populacional. “Esse projeto contou com a participação da Câmara Municipal de Ouro Preto, Secretaria de Cultura e Patrimônio, da Secretaria de Fazenda e IBGE, uma gama muito grande de pessoas com conhecimento em diversas áreas”.

Plano Diretor

O Plano Diretor fomenta o planejamento das áreas urbanas do Município, atendendo às necessidades cotidianas da população, consolidando um sistema de planejamento e desenvolvimento mais democrático. Atualmente ele passa por uma fase de revisão a qual será construída com ampla participação popular.

Parque Arqueológico Morro da Queimada

Aproveitando a oportunidade, o prefeito convidou o historiador e ex-vereador Juliano Ferreira para participar da implementação do Parque Arqueológico do Morro da Queimada. “Com o conhecimento que ele tem, a vivência, ele mora no Morro da Queimada, ele fez uma tese como professor de história sobre o que aconteceu no Morro da Queimada desde o começo do século 18, ele vai nos ajudar a implantar esse parque que será um dos locais mais interessantes de Ouro Preto para a ciência, cultura, educação, meio ambiente e lazer”.