Parque Horto dos contos é entregue à população no Dia Mundial do Meio Ambiente

Horto dos Contos é reaberto
Imagem: Ane Souz

Texto: Júlia Adrielle

Dando início à Semana do Meio Ambiente do Município, o segundo mais antigo jardim botânico do Brasil, localizado no centro histórico de Ouro Preto, entre a Igreja do Pilar, a Casa dos Contos e a Rodoviária, o Parque Horto dos Contos foi reaberto no último sábado (5), Dia Mundial do Meio Ambiente.

Instituído em um terreno íngreme, os 360 mil metros quadrados do parque tiveram as estruturas físicas recuperadas e o curso de água limpo. Durante a cerimônia, uma caminhada pelos 2,5 km de trilha, guiada por Maria das Graças Melo, responsável pelo setor de Educação Ambiental da Prefeitura de Ouro Preto, dispôs de plantio de árvores e atividades culturais.

O secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, enunciou a importância do jardim para a conservação do ecossistema e à população, uma vez que no local encontram-se mais de 80 espécies botânicas identificadas e mais uma oportunidade de lazer. “É uma honra estar presente novamente ao lado do prefeito Angelo para devolver à população esse importante equipamento cultural e patrimonial”, ressalta o secretário.

Com o intuito de promover a integração e fornecer uma diversidade de uso, abrangendo funções ambientais, culturais, educativas, comerciais e recreativas, o espaço contará com parcerias público- privada, como afirma o gerente do Parque Horto dos Contos pelo Instituto de Cidadania e Competências, Rafael Barbosa.

“Reabrir o Horto dos Contos não é apenas colocar uma placa na parede e dizer que ele está aberto, é animar o Horto, é cuidar dele, é ter um trabalho botânico, de paisagismo, é acompanhar todo o processo de utilização do espaço. Ouro Preto está de parabéns por readquirir esse Horto e eu tenho certeza que os ouro-pretanos não deixarão que ele seja fechado outra vez”, diz o prefeito.

Entusiasmada com o espaço e com as possibilidades de desenvolvimento que ele será capaz de gerar, a vice- prefeita Regina Braga ressaltou mais uma vez a importância do espaço para Ouro Preto e a emoção de, junto com o prefeito, entregar novamente o jardim aos ouro-pretanos.

A coesão entre o poder municipal, organizações civis, organizações não-governamentais e setor privado é o sustentáculo da reabertura e daqui pra frente, do funcionamento Parque. Reafirmando esse compromisso, estiveram presentes no local, a secretária adjunta de Saúde, Consola Souza, o secretário de Agropecuária, Fabrício Simões, a secretária de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro, o secretário de Esportes e Lazer, Wagner Mello, o secretário de Educação, Rogério Fernandes, os vereadores Alessandro, Alex Brito e Mateus Pacheco, o subcomandante do Quinquagésimo Segundo Batalhão, Major PM Giovani Sebastião Mendes, Comandante da Guarda Municipal de Ouro Preto, Johnatan Marotta, o representante do Rotaract, Lucas Assis, o gestor do Museu da Casa dos Contos, Leonardo Lopes, o presidente do Oitavo Grupo de Escoteiros, Eduardo Rodrigues, a representante da APAOP, Marilda Dionísia, e representando os alunos da Universidade Federal de Ouro Preto, os moradores das repúblicas estudantis da rua Conde de Bobadela (Rua Direita), vizinhos ao parque.

O Horto dos Contos funcionará das 09h às 18h, exceto às quartas quando estará fechado para manutenção. A entrada é gratuita para moradores de Ouro Preto mediante cadastro.