Arquivo Público Municipal recebe doação de documentos

Notícia publicada em 02/06/2021
por Nízea Coelho

Ouvir conteúdo

Imagem: Ane Souz

Por Júlia Adrielle

O Arquivo Municipal de Ouro Preto, um dos mais antigos do Brasil, recebeu nesta segunda (31), a doação de documentos pessoais do prefeito Angelo Oswaldo, referentes a fatos importantes da história da cidade.

Por serem documentos que remetem a memória do município, a secretária  de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro, reafirmou a importância da doação realizada. “São documentos que remetem a memória da cidade, a construção de monumentos, além de registros mais atuais de diversos eventos realizados”.

O prefeito informou que uma série de documentos ali presentes pertenceram ao historiador Nelson de Sena, que foi diretor do Arquivo Público Mineiro, e foram repassados a ele por dona Maria Letícia  Nelson de Sena. “Eles são entregues agora ao nosso arquivo para que enriqueçam ainda mais as coleções do Arquivo Público de Ouro Preto”- afirmou Angelo.

Entre as doações, encontra-se uma edição do Jornal O fiscal de 1960, que noticiava as despesas da viagem de Dom Pedro à Ouro Preto, na ocasião, o Imperador realizou doações a Santa Casa de Misericórdia. A secretária enfatizou que os documentos serão tratados e devidamente condicionados e disponibilizados para pesquisa. “É mais uma forma de poder informar através do momento, da veracidade histórica da construção dessa importante cidade”. 

 

Alerta Meteorológico

Estado de observação
  
 
 
 
saiba mais

Receba notícias da Prefeitura

×