Arquivo Público Municipal recebe doação de documentos

Ouvir conteúdo

Imagem: Ane Souz

Por Júlia Adrielle

O Arquivo Municipal de Ouro Preto, um dos mais antigos do Brasil, recebeu nesta segunda (31), a doação de documentos pessoais do prefeito Angelo Oswaldo, referentes a fatos importantes da história da cidade.

Por serem documentos que remetem a memória do município, a secretária  de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro, reafirmou a importância da doação realizada. “São documentos que remetem a memória da cidade, a construção de monumentos, além de registros mais atuais de diversos eventos realizados”.

O prefeito informou que uma série de documentos ali presentes pertenceram ao historiador Nelson de Sena, que foi diretor do Arquivo Público Mineiro, e foram repassados a ele por dona Maria Letícia  Nelson de Sena. “Eles são entregues agora ao nosso arquivo para que enriqueçam ainda mais as coleções do Arquivo Público de Ouro Preto”- afirmou Angelo.

Entre as doações, encontra-se uma edição do Jornal O fiscal de 1960, que noticiava as despesas da viagem de Dom Pedro à Ouro Preto, na ocasião, o Imperador realizou doações a Santa Casa de Misericórdia. A secretária enfatizou que os documentos serão tratados e devidamente condicionados e disponibilizados para pesquisa. “É mais uma forma de poder informar através do momento, da veracidade histórica da construção dessa importante cidade”.