Visita técnica entre Prefeitura e Novelis viabiliza conclusão de projeto do parque urbano no “Lago do Azedo”

Notícia publicada em 06/04/2021
por Vanência Magela

Primeira etapa da obra já está concluída
Imagem: Neno Vianna

Uma visita técnica reuniu a Prefeitura de Ouro Preto e representantes da empresa Novelis para tratar da entrega do espaço recreativo que está sendo construído pela empresa e será ofertado ao município. O parque de vivência irá atender à comunidade ouro-pretana como excelente opção para o lazer, esporte e cultura, dentre outras atividades de recreação.

O local onde o projeto está sendo desenvolvido fica no Bairro Jardim Alvorada, à Rua Antônio Esteves do Sacramento, antigo depósito de rejeitos da Alcan. A primeira fase dos trabalhos já foi concluída e se refere a questões ambientais como impermeabilização do solo, adequação do relevo e redes de drenagem.

Reconhecendo o ganho significativo que esse espaço trará para a qualidade de vida dos ouro-pretanos, o prefeito Angelo Oswaldo faz sua colocação: “Nós vamos ter uma área de setenta mil metros quadrados, voltada integralmente para o lazer, o esporte, a cultura, a vivência comunitária; um parque maravilhoso que será entregue a Ouro Preto e mantido pela Prefeitura em parceria com a Novelis”, e completa: “estamos trabalhando para isso e hoje acertamos todos os detalhes”, finaliza.

Já a vice Regina Braga comenta motivada: “Estamos aqui fazendo uma visita a esse investimento que será, talvez, uma das obras que vai mais beneficiar as famílias de Ouro Preto”. E reconhecendo a carência do município referente a questões ligadas ao esporte e lazer, conclui: “É um grande presente muito merecido ao povo de Ouro Preto, que é carente de áreas de convivência, de lazer e esportivas. Saímos daqui muito orgulhos”.

O secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, fala da responsabilidade ambiental que o espaço demanda. “Enquanto secretaria de Meio Ambiente, nós temos a responsabilidade de acompanhar o monitoramento dessa área que continua sendo uma responsabilidade da Novelis. Então vamos buscar agora um uso público correto, abrindo de fato para a comunidade esse local agradável”, conclui.

Wagner Melo, secretário de Esportes, fala que “esse espaço é um presente de grande utilidade que vai auxiliar muito para as nossas atividades esportivas”, e finaliza parabenizando a atual gestão.

João Bosco da Costa, consultor e procurador da Novelis, dá detalhes sobre a área: “Essa área foi utilizada para deposição de rejeitos da antiga Alcan até 1974, quando foi desativada e parou de receber rejeitos. A partir daí, a Alcan iniciou uma série de projetos para remediação dessa área”. Ele explica ainda que foi realizado um estudo para identificar a situação do subsolo, bem como propor uma remedição e utilidade futura para a área que está sendo oferecida para a Prefeitura com futuras estruturas para diversas formas de lazer. A conclusão dos projetos e infraestrutura do espaço está prevista para iniciar em abril e finalizar com nove meses de trabalho.

Também estiveram presentes nessa visita, os secretários da Casa Civil, Zaqueu Astoni, de Governo, Felipe Guerra, o procurador municipal, Diogo Ribeiro e demais representantes da Prefeitura.