Elo entre Prefeitura e Ufop levará esporte e lazer aos ouro-pretanos

Carta de intenção foi assinada hoje pelas instituições

Notícia publicada em 23/02/2021

Professor Bruno Oceli apresenta projeto ELO
Imagem: Ane Souz

“Uma cidade que tem o privilégio de sediar uma universidade pública e gratuita deve trabalhar em conjunto”. Em poucas palavras, o prefeito Angelo Oswaldo resumiu o esforço que tem sido feito pela Prefeitura de Ouro Preto e pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) para que ambas se unam em prol da comunidade ouro-pretana. É com esse propósito que as duas instituições assinaram nesta terça-feira, 22 de fevereiro, uma carta de intenções para desenvolver o projeto Esporte e Lazer Ouro-pretano (ELO).

"A gente tem que fazer um bom uso da Ufop. Parabéns por essa parceria com a Secretaria de Esportes", ressaltou a vice-prefeita Regina Braga. Diretor da Escola de Educação Física da Ufop, o professor Heber Eustáquio destaca que é preciso enaltecer este momento de proatividade na busca de elos entre a universidade e a administração pública. "No âmbito do governo federal, temos tido muita dificuldade em mostrar que a universidade pode ser parceira da comunidade, e esta gestão de Ouro Preto está mostrando que é possível haver essa aproximação”.

O ELO foi criado como projeto piloto em 2019, pela Ufop, e conta com aproximadamente 40 colaboradores. Ele busca desenvolver políticas públicas esportivas no município em diálogo com educação, saúde, cultura e turismo. Entre as ações, os participantes mapeiam e avaliam as atividades e equipamentos já existentes e buscam ampliar a parceria com a Prefeitura para desenvolver projetos de formação continuada com os professores da rede municipal, formular e implementar oficinas sistemáticas de esporte e lazer e integrar o projeto às ações da Universidade e Secretaria de Esportes de Ouro Preto, contemplando sede e distritos.

“Trata-se de uma parceria de cooperação técnica em diferentes níveis entre a Prefeitura e a Escola de Educação Física da Ufop, que envolve o projeto ELO, mas também diversas outras propostas”, explica o coordenador do projeto, Bruno Oceli.

A cerimônia contou também com a presença dos vereadores Alessandro Sandrinho (vice-presidente da Câmara), Matheus Pacheco, Júlio Gori e Renato Zoroastro.

O secretário de Esportes e Lazer, Wagner Francisco de Melo, aproveitou a evento para anunciar que o Município retornará com alguns projetos esportivos que estavam parados, entre eles o futebol, implantando também o futebol feminino. Além disso, anunciou uma parceria com o Ouro Preto Tenis Clube (OPTC) para que os projetos municipais possam usufruir do espaço do clube.