Acordo entre Prefeitura e UFOP beneficia ouro-pretanos

Ouvir conteúdo

Imagem: Divulgação ASCOM/PMOP

Texto: Matheus Guimarães

Somar forças para fazer mais para a comunidade de Ouro Preto: esse foi o tom da reunião realizada entre o secretário de Governo, Felipe Guerra, e o Pró-Reitor de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, Professor Dr. Marcos Knupp, para alinhar pontos do acordo histórico de integração dos universitários com a comunidade.

De acordo com o Pró-Reitor, a partir de agora os estudantes da Universidade terão que destinar 10% da carga horária de seus cursos de graduação em atividades de extensão, como um dos pré-requisitos para conclusão do curso. Em continuação, Knupp explica que as práticas de extensão de uma Universidade são serviços que a instituição oferece para a comunidade na qual está inserida, em geral ações relacionadas com cursos em específico dos estudantes.

Nesse sentido, Felipe Guerra destaca que as atividades de extensão são um importante e eficaz instrumento institucional de troca de saberes e de integração dos estudantes com a comunidade. E, em especial, o acordo prevê que os estudantes atuem nas comunidades mais vulneráveis da cidade, beneficiando justamente os que mais precisam do amparo do poder público.

Em conclusão, o prefeito Angelo Oswaldo destaca o caráter bilateral do acordo, pois ao mesmo tempo em que beneficia a população, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, inclusão sócio-produtiva e defesa do meio ambiente, as ações extensionistas propiciam ao estudante a oportunidade para um aprendizado teórico-prático contextualizado, desenvolvimento cultural, responsabilidade social e formação da cidadania.

Próximos passos:

Zaqueu Astoni, secretário da Casa Civil, comemora o acordo e informa que uma Carta de Intenção com os detalhes do acordo está em elaboração e deve ser assinada nos próximos dias pela Prefeitura e pela Universidade.