Prefeitos da Região dos Inconfidentes se unem para combater a COVID 19

Notícia publicada em 06/01/2021

Prefeitos criam comitê de enfrentamento à Covid na Região dos Inconfidentes
Imagem: Ane Souz

Diminuir os custos na compra de insumos, vacinas ou exames e trabalhar ações conjuntas para enfrentamento à COVID 19 são os principais objetivos do recém-criado comitê de crise formado por Ouro Preto, Mariana, Itabirito e Ouro Branco. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira, 06 de janeiro, durante coletiva de imprensa com os prefeitos das quatro cidades.

“Eu parabenizo o prefeito Angelo Oswaldo pela iniciativa. Nós precisamos fazer um trabalho de guerra para que possamos vencer essa batalha”, ressaltou o prefeito interino de Mariana, Juliano Duarte.

A comissão será formada pelos secretários municipais de Saúde de cada Município e tem como premissa fazer um monitoramento permanente e profundo da situação da COVID no território. “Em primeiro lugar, vamos apresentar ao projeto Minas Consciente do Estado uma avaliação da nossa situação e vamos caracterizar as peculiaridades de cada um dos nossos municípios e do nosso território, de maneira a podermos pleitear o reconhecimento das estratégias que nós adotamos”, explica o prefeito Angelo Oswaldo. O objetivo é valorizar a ação local, sem destoar do plano estadual. A iniciativa será apresentada também ao Ministério Público a fim de resguardar soluções que atendam às realidades locais.

O prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, ressalta as particularidades dos quatro municípios participantes. “A ação tem que ser conjunta porque a migração entre Itabirito, Ouro Preto, Mariana e Ouro Branco é grande. Sai funcionário daqui e vai pra lá, vem funcionário de lá pra cá. Temos as empreiteiras, as contratadas, e isso leva a uma propagação do vírus”.

O enfrentamento coletivo da COVID 19 é um passo importante para combater essa propagação. O reflexo dessa ação se dará não apenas na diminuição dos custos da compra de insumos, mas também nas questões técnico-administrativas da pandemia, na distribuição de leitos e na organização dos fluxos de saúde.

Além dos prefeitos Angelo, Juliano, Orlando e Flávio Campos, participaram da reunião os vices Celso Vaz (Ouro Branco) e Regina Braga (Ouro Preto), o infectologista de Itabirito, Marcelo Campos, e os secretários municipais de Saúde: Danilo Brito (Mariana), Marco Antônio (Itabirito), Wesley Brochado (Ouro Branco), Tuian Cerqueira e Maria da Consolação (Ouro Preto).

Fechamento do comércio em Ouro Preto

Sobre o fechamento do comércio, o prefeito de Ouro Preto se posicionou dizendo que ainda é possível aguardar um pouco, principalmente se houver a colaboração dos comerciantes. “Se cada um ajudar que no seu estabelecimento haja obediência aos protocolos da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, talvez não haja necessidade de haver o lockdown, o fechamento do comércio, porque o vírus já está instalado dentro das nossas quatro cidades, então não adianta barreira. O que nós temos que evitar é a aglomeração”, explicou.