Versão online da 10ª edição do Festival Cultural de Miguel Burnier terá início na próxima semana


O Festival acontece de 30 de julho a 2 de agosto, com apresentações transmitidas ao vivo da Estação Ferroviária do distrito pelo YouTube

Notícia publicada em 24/07/2020
por Greiza Tavares

Ouvir conteúdo

Em razão das dificuldades impostas pela quarentena, os organizadores da décima edição do Festival Cultural de Miguel Burnier decidiram realizar uma versão online do evento, com transmissões ao vivo no YouTube das apresentações culturais, contação de histórias, filmes e outras atividades voltadas para a valorização do patrimônio histórico e artístico, a partir do dia 30 de julho até 2 de agosto.

Os interessados em participar do 10º Festival Cultural de Miguel Burnier puderam fazer sua inscrição, durante o mês de junho, através do e-mail do Projeto Estação Cultura. Assim, apresentações que foram escolhidas serão gravadas e transmitidas ao vivo da Estação Ferroviária de Miguel Burnier. A programação está bem variada, contando com exibição de documentário, contação de histórias, lives com receitas típicas da gastronomia local, apresentações teatrais e musicais para todos os gostos. Vale destacar que a produção se comprometeu com a permanência dos artistas no distrito levando em conta todos os cuidados, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde. O acesso ao evento pode ser feito acessando o canal do Projeto Estação Cultura no Youtube.

O evento, que tem apoio da Prefeitura de Ouro Preto, é realizado pelo Projeto Estação Cultura desde 2009, sempre buscando suporte para manter a tradição do festival, que visa valorizar o patrimônio histórico e cultural, além de resgatar a história do distrito de Miguel Burnier, localizado a 40 km da sede de Ouro Preto. Os idealizadores do projeto também acreditam na construção da cidadania por meio da educação e da cultura.

Marco Antônio Costa, idealizador do projeto e produtor do festival, destaca que ele e seus parceiros resolveram realizar o festival, mesmo durante a pandemia, aproveitando essa nova forma de divulgação das lives, que estão sendo transmitidas e assistidas no mundo inteiro. “Decidimos realizar o décimo festival de Miguel Burnier mesmo neste tempo de pandemia para poder aproveitar esse movimento que está no mundo inteiro de transmissões de lives, assim, a gente procurou se enquadrar nessa nova forma de promover a cultura e a cidadania, com o objetivo de manter a valorização e ressaltar a importância do distrito de Miguel Burnier. Mostrar que o distrito está ativo e vivo culturalmente”, disse.

Ele afirma ainda que o Projeto Estação Cultura representa a valorização e a resistência do distrito. “A gente precisa fazer com que Miguel Burnier seja elevado cada vez mais. E o festival se torna, a cada edição, uma válvula propulsora do Projeto Estação Cultura para que a gente possa manter essa valorização e essa resistência que o projeto leva para o distrito e também para todas as redes. Percebemos que o Festival online, transmitido ao vivo e divulgado nas redes sociais, poderá ter um alcance bem amplo, por pessoas que, em outro momento, presencialmente, talvez não pudessem participar, mas pela live elas estarão participando. A gente acredita que vai conseguir alcançar um número bacana de pessoas que irão curtir o festival, fazendo com que elas possam ter uma perspectiva de uma vida melhor, de cidadania, de educação e cultura”, concluiu o produtor.

Veja a programação completa do festival!

 

Programação 10° Festival Cultural de Miguel Burnier

* 30/07, quinta, 20h00 - Ao vivo, abertura do Festival e Ana Paula Paixão apresenta o documentário "Patrimônio, Paisagem e Licenciamento Ambiental em Miguel Burnier, Ouro Preto/MG: desafios e premissas para o exercício da cidadania."

* 31/07, sexta, 20h00 - Cristina Froes contando histórias de Miguel Burnier, ao vivo.

* 01/08, sábado, 14h00, Palhaço Arco Íris! com a live "Um Sonho Online".

* 01/08, sábado, 15h30, Alexandre Toledo e Lalzquierda Cia Teatral com a live "Diógenes".

* 01/08, sábado, 17h30, DJ AfroBool com a live "Brasilidade".

* 01/08, sábado, 19h00 - Ció Balbino com a live Show Acústico Pop Rock.

* 02/08, domingo, 11h30 - Rogério Rodrigues de Castro com a live "Cantador desse Chão".

* 02/08, domingo, 12h00 - Maria Madalena dos Anjos com a live "Bom Papo e Receita da Culinária Mineira Burnierense.

* 02/08, domingo, 13h00 - Adrianna com a live "Antes de Abrir os Olhos".

* 02/08, domingo, 14h00 - Letícia Garcia com a live "Raiz".

* 02/08, domingo, 15h00 - Grupo Deitando o Cabelo com a live "Contos e Choros".

* 02/08, domingo, 16h00 - Silvia Gomes com a live "Bênção em Vida, Show de Samba”.

Alerta Meteorológico

Estado de atenção
 
  
 
 
saiba mais

Receba notícias da Prefeitura

×