Ouro Preto recicla quase 20 toneladas de vidros

Município mantém a tradição e continua referência em reciclagem de vidros na região

Notícia publicada em 21/07/2020

Imagem: Júlio César Pedrosa

No dia 21 de julho, a Associação de Catadores do Padre Faria encaminhou para a reciclagem uma caçamba com capacidade de armazenamento de 20 toneladas de vidro. Esta é a segunda remessa de reciclagem entregue pelo município neste ano, sendo a primeira realizada pela ACMAR, outra associação parceira do Município.

Ouro Preto tem se destacado na reciclagem desse material, que é considerado por muitos profissionais da área como o mais difícil de gerenciar tendo em vista seu baixo custo comercial, por demandar um grande espaço para acondicionamento e por se tornar um resíduo perigoso ao ser quebrado em cacos.

Mas, pensando nisso, as associações de catadores do Município, em parceria com a Prefeitura Municipal, ANCAT (Associação Nacional de Catadores) e outros parceiros, conseguiram criar um sistema capaz de sustentar toda essa logística e ofertar segurança aos trabalhadores.

No pátio do Ecoponto Municipal, as associações contam com três caçambas estacionárias para acondicionamento temporário desses resíduos, não sendo necessária sua destinação às Associações, e assim, minimizando a possibilidade de acidente com os catadores.

Comerciantes ou cidadãos que queiram participar da reciclagem de vidro, podem encaminhar os materiais para o Ecoponto Municipal, localizado na Rua Jorge Caram, nº 40, bairro Nossa Senhora do Carmo. Horário de funcionamento: 8h às 16h, segunda a sexta-feira.

Telefones de contato:

Departamento de Resíduos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente: 3559-3253