Ouro Preto renova frota da Saúde para garantir acesso aos usuários

Notícia publicada em 16/07/2020
por Victor Stutz

Ouvir conteúdo

Novos carros para a frota da Saúde
Imagem: Ane Souz

Diante do cenário que se apresenta, Saúde tornou-se prioridade e, na prática, as ações voltadas para essa área tornaram-se o grande diferencial na administração pública. Ouro Preto tem conseguido retardar o avanço da propagação do Coronavírus com diversas medidas de prevenção, não sem antes se preparar para situações extremas. O município teve o cuidado de instalar um Hospital de Campanha e acelerou as obras da nova Unidade de Pronto Atendimento. A UPA Dom Orione, totalmente estruturada e credenciada pelo Governo Federal, foi entregue à comunidade no dia 3 de julho.

Outra medida muito importante adotada, foi a reestruturação do sistema de transporte que atende a área da Saúde. Iniciou-se rapidamente um processo de renovação da frota e Ouro Preto já conta com uma UTI Móvel, uma Sprinter 2020, modelo avançado. Uma outra ambulância foi adquirida para atender exclusivamente ao distrito de Santo Antônio do Salto.

Para atendimento dos pacientes da rede pública ou conveniada do SUS, aqueles que necessitam de deslocamento para procedimentos fora de domicílio contarão em breve, também, com 5 ambulâncias sanitárias e outros 8 veículos de 5 lugares, que já estão sendo providenciados, aguardando apenas o trâmite legal para o Município finalizar o processo de aquisição. Um novo micro-ônibus também consta na lista dos novos veículos que irão reforçar a frota da Saúde em Ouro Preto.

Quando necessário, a Prefeitura já fornece transporte para aqueles que necessitam buscar remédios e exames em Belo Horizonte. O Coordenador de Transporte, Jonas Nicolino, informa que medidas foram recentemente adotadas visando proporcionar mais comodidade aos usuários: “Criamos quatro novos pontos de embarque para atender aos que precisam desse serviço, no Terminal da Novelis, antiga Alcan, no Terminal do Pro, na Bauxita, em frente ao IFMG e na rodoviária de Ouro Preto”.

E, para garantir o acesso a todos à nova UPA, foi criado o sistema de integração, no qual o passageiro passa seu cartão na catraca do ônibus de qualquer linha e tem uma hora para descer e pegar outro ônibus. Isso pagando apenas uma passagem. Enfim, não basta apenas ter um sistema eficaz de Saúde, é preciso criar meios para que todos possam ter como chegar e usufruir dos serviços disponíveis.

Estado de atenção