Perfil da Prefeitura de Ouro Preto no Instagram alcança 20 mil seguidores

Notícia publicada em 07/05/2020
por Gilson Martins

O perfil da Prefeitura de Ouro Preto no Instagram foi criado em abril de 2018 e dois anos depois se tornou o perfil com mais curtidas entre as Prefeituras da Região dos Inconfidentes. Os seguidores da página estão na faixa etária de 25 a 44 anos, sendo 60% formado por mulheres.

Para Gilson Fernandes, coordenador de comunicação da Prefeitura de Ouro Preto, “o sucesso do perfil é devido à publicação diária, de domingo a domingo, além da interação com o público e postagens nos stories e IGTV”.

Além do perfil no Instagram, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ouro Preto mantém o perfil no Facebook, YouTube, LinkedIn, Soundcloud e Flickr, cada um voltado para uma função específica. O Facebook, por exemplo, é usado para divulgação geral das ações da administração e das atividades da cidade. Nos últimos dois anos, a página da Prefeitura aumentou em 25% o número de curtidas, fruto também do trabalho da assessoria de comunicação com postagens diárias e interação com o público. Os perfis do Soundcloud e do Youtube já existiam, mas estavam desativados ou eram pouco usados e foram resgatados pela Assessoria. O primeiro serve para disponibilizar áudios e o segundo, vídeos.

Foram criados também o canal do LinkedIn – uma rede social de negócios para se conectar ao mundo empresarial - e do Flickr, onde a fotógrafa Ane Souz, ligadas à Prefeitura, disponibiliza as fotos para que qualquer cidadão possa ver e baixa-las em alta qualidade.

A jornalista da Prefeitura, Nízea Coelho, ressalta também a criação de sites específicos para algumas Secretarias. “A Assessoria percebeu que havia uma demanda muito grande de alguns setores municipais e começou esse trabalho de articulação entre a Superintendência de Tecnologia da Informação e as Secretarias a fim de ampliar os canais de divulgação”. Hoje já estão disponíveis os portais da Educação, Transparência, Tributário, Turismo, Vigilância Epidemiológica e Cultura e Patrimônio, este último ainda em fase de desenvolvimento, mas já com alguns serviços essenciais disponíveis.

No último ano, o WhatsApp também se mostrou uma ferramenta importante para informar a população, com envio de mensagens de domingo a domingo, aumentando ainda mais a transparência das ações em Ouro Preto. “Neste momento de Coronavírus, o WhatsApp tem sido uma ferramenta essencial para evitar a veiculação de notícias falsas”, explica Gilson, que comenta que as ações aproximam a prefeitura em todas as redes com a população.

Texto: Colaboração Nízea Coelho