Ouro Preto supera meta de vacinação contra gripe e anuncia início da 3ª fase da campanha

Notícia publicada em 07/05/2020
por Victor Stutz

Vacinação de idosos aconteceu de casa em casa
Imagem: Ane Souz

Seguindo a agenda estabelecida pelo Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou em todo o Brasil no dia 23 de março de 2020. Na primeira etapa, foram vacinados grupos prioritários, trabalhadores da saúde e pessoas acima de 60 anos. A segunda etapa, iniciada em 22 de abril, foi voltada aos portadores de doenças crônicas, alunos da APAE, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, profissionais das forças de segurança e salvamento (bombeiros, brigadistas e militares), e também aos caminhoneiros e motorista e cobradores do transporte coletivo.

Em razão do isolamento social imposto pelo cenário atual de pandemia, a Prefeitura de Ouro Preto optou por levar a vacina até as pessoas, e os agentes da saúde percorreram os bairros e distritos para aplicar as doses.

Apesar das dificuldades decorrentes dessa nova estratégia, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, até o dia 6 de abril, foram vacinados 11.484 idosos, superando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de promover a imunização de 90% dos idosos, ou seja, 7.870 pessoas em Ouro Preto, segundo os dados do IBGE. Além dos idosos, a campanha também já vacinou 1.441 trabalhadores da Saúde e outras 1.922 pessoas dos demais grupos prioritários. Com um total de 14.847 doses aplicadas no Município.

A terceira fase da Campanha de Vacinação contra Gripe inicia-se na próxima segunda-feira, 11 de maio. Além dos públicos das fases anteriores, a vacinação irá priorizar crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e puérperas (com recém-nascidos até 45 dias após o parto). A vacinação agora é realizada nas Unidades Básicas de Saúde.

É importante saber que a vacina distribuída nessa campanha protege contra os vírus Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).  Mesmo não tendo eficácia contra o coronavírus, auxilia na exclusão do diagnóstico para o Covid-19, já que os sintomas são bastante parecidos.