Escola Municipal Alfredo Baeta recebe acervo fotográfico restaurado na celebração do seu centenário

Notícia publicada em 07/05/2020
por Victor Stutz

Acervo fotográfico restaurado
Imagem: FAOP

A Escola Alfredo Baeta, que integra rede municipal de ensino e atende alunos do 1º período da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, foi inaugurada em 9 de novembro de 1920. Dentre as ações previstas para comemorar os 100 anos da escola, a Fundação de Arte de Ouro Preto, FAOP, cedeu gentilmente a restauração de 12 fotografias pertencentes ao acervo da entidade.

Tanto as fotos como suas antigas molduras foram restauradas pelos alunos do Curso Técnico em Conservação e Restauro, sob orientação das professoras Bianca Monticelli e Poliana Reis, com apoio técnico das restauradoras Elisa Diniz, Roberta da Silva e Ludmila Ribeiro.

De acordo com a diretora, Maria Regina Gonzaga, nas fotografias constam as imagens dos antigos dirigentes,  e até  do próprio Alfredo Baeta, que doou o terreno para a construção de sede própria da instituição, quando este ocupava o cargo de presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto. “São registros importantes da memória da nossa instituição de ensino, que agora, graças ao apoio da Faop, serão preservados”, explica.

Centenário

Apesar das dificuldades geradas pela pandemia, a diretora, professora Maria Regina Gonzaga, e a vice-diretora, professora Ana Maria de Paula Gallisa, permanecem empenhadas em fazer com que os 100 anos da Escola Municipal Alfredo Baeta sejam lembrados. Para isso, elas estão dedicadas na organização e promoção de ações relacionadas ao histórico da entidade, dentre elas, a publicação de um livro comemorativo.

Outra meta para este ano é a realização de uma campanha para angariar fundos para a realização de reformas, construção de uma quadra e aquisição de um parquinho para as crianças.

Aos que puderem contribuir de qualquer forma, o contato é (31) 3551-2731, ou pelo e-mail: alfredobaeta2009@hotmail.com

Fotos: Divulgação Faop