Prefeitura de Ouro Preto cria comitê para avaliar o retorno gradativo do comércio

Comitê já realizou a primeira reunião na última quarta-feira

Notícia publicada em 04/05/2020
por Gilson Martins

Primeira reunião do Comitê

A Prefeitura de Ouro Preto publicou na terça-feira (28) o decreto 5.689, que cria o comitê para avaliar e planejar a reabertura gradual e segura dos setores que tiveram as atividades suspensas em decorrência das medidas para enfrentamento da epidemia causada pelo Coronavírus.

Para o vice-prefeito Tico Miranda, que preside o comitê, o objetivo é planejar a retomada da atividade econômica, tendo como prioridade a saúde. “Primeiro, Ouro Preto se preparou para salvar vidas, com a criação do Centro de Enfrentamento de Coronavírus e atuação com agilidade nas obras de finalização da Nova UPA. O município se prepara agora para o retorno gradual das atividades econômicas e, por isso, foi criado o comitê para avaliar e planejar a reabertura gradativa e segura do comércio, com a participação de entidades representativas do setor e com a análise diária de acordo com os indicadores da saúde”, explica o vice-prefeito, que ressalta que a prioridade é a vida.

O comitê já realizou a sua primeira reunião no dia 29 de abril, quarta-feira, com a participação da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (representada por Paulo Ferreira), do  Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto/Condes-OP (representado por Valmir Maximiano), do Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau (representado por Márcio Abdo), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (representada por Raimundo Saraiva), do Secretário Municipal de Fazenda (Huaman Xavier Pinto Coelho), do Procurador Geral do Município (Geraldo Rodrigues Rioga), do Secretário Municipal de Governo (André Simões Villas Bôas), do Secretário Municipal de Agropecuária (Yuri Borges Assunção), do Secretário Municipal de Planejamento e Gestão (Moises Rodrigues de Paula) e do Vice-Prefeito Ailton Miranda Silva, presidente do Comitê.

Segundo o secretário de Governo, André Simões, o comitê vai avaliar o planejamento a curto, médio e longo prazo. “Nada está sendo realizado sem avaliação. Lembrando que todas as ações da Prefeitura estão sendo avaliadas e validadas pelo comitê técnico coronavírus, formalizado no dia 17 de março, com a participação de membros da Secretaria Municipal de Saúde, Universidade Federal de Ouro Preto e UNIMED”, afirma.