Em cerimônia singela, Ouro Preto reverencia Tiradentes, o Mártir da Liberdade

Notícia publicada em 22/04/2020

Cerimônia em 2020 não teve público.
Imagem: Ane Souz

A Prefeitura de Ouro Preto e o Governo do Estado de Minas Gerais realizaram na manhã da terça-feira (21), cerimônia em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, Mártir da Inconfidência Mineira e patrono cívico do Brasil.

O evento foi organizado de forma simples e singela para evitar aglomeração e manter as medidas de prevenção e enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Também em função do Covid 19, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, suspendeu neste ano, por meio de decreto, a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, a maior comenda do Estado, mas manteve a transferência simbólica da capital do Estado para Ouro Preto.

É a primeira vez, desde 1952, quando a comenda foi criada, que a cerimônia de entrega das medalhas não é realizada.

O Coronel Antônio Balsa Coelho Neto, comandante da 3º região da PMMG, a qual pertence o 52º batalhão de Ouro Preto, esteve presente na solenidade. “O 21 de abril é sempre muito representativo para a Polícia Militar. O formato esse ano foi diferente, mas foi um momento importante para reverenciar aquele que é o patrono da bicentenária Polícia Militar”.

Comandante da Companhia de Bombeiros Militar de Ouro Preto, o Capitão Márcio Guerra de Toledo, também destacou a data. “É importante nós valorizarmos a memória de nossos heróis, para que eles permaneçam vivos em nossa história”.

A historiadora Margareth Monteiro é diretora do Museu da Inconfidência, que possui o maior banco de dados da Inconfidência Mineira. Estão nos arquivos da instituição e em sua exposição de longa duração, objetos e documentos que traçam toda a trajetória desse movimento do século XVIII. “O 21 de abril é um dos mais importantes feriados nacionais. Ele não só homenageia Tiradentes, mas também marca o primeiro passo para a independência do Brasil”.

“O 21 de abril é uma data memorável para todos os brasileiros. Ouro Preto se orgulha das comemorações do feriado nacional em homenagem a Tiradentes. É um momento em que todo o país reflete sobre a Inconfidência Mineira, momento em que a obstinação do nosso povo, expressada de forma veemente, contribuiu para os alicerces da independência de nossa nação”, destaca o prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta.

Durante a cerimônia, uma coroa flores foi depositada aos pés da estátua de Tiradentes, ao som do toque de silêncio.

Um pouco de história

Tiradentes lutou pela independência do Brasil num período em que nosso país sofria o domínio e a exploração de Portugal. O Brasil não tinha uma constituição, direitos de desenvolver indústrias em seu território e o povo sofria com os altos impostos cobrados pela metrópole. Nas regiões mineradoras, o quinto (imposto pago sobre o ouro) e a derrama causavam revolta na população. O movimento da Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes, pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal.

Tido como Herói Nacional e Mártir da Inconfidência Mineira, quando da implantação da República Brasileira em 15 de novembro de 1889, foi, além de dentista, militar ativista político, com efetiva atuação na época do Brasil Colônia nas capitanias de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Ressalte-se que um dos primeiros atos do novo governo foi transformar a data em que ele foi executado, em 21 de abril de 1792, em uma festa cívica nos quartéis.

A instituição do 21 de abril como Feriado Nacional foi estabelecida pela lei nº 4.897, de 1965. O nome de Tiradentes está escrito no Panteão da Pátria e da liberdade brasileira, conhecido como o Livro dos Heróis da Pátria.

Texto: Wellington Silva