Carnaval de Ouro Preto movimentou R$ 3,5 milhões em 2017

Notícia publicada em 10/03/2017
por NANDO COELHO

O prefeito Júlio Pimenta apresentou, durante coletiva de imprensa realizada na quinta (09), o saldo do Carnaval Tradição 2017. Os dados foram obtidos com base num estudo técnico sobre o impacto econômico das festividades no município.

O estudo foi elaborado pela Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e coordenado por um economista e um estatístico da equipe de técnicos da Secretaria. “Esta é a primeira vez que um estudo como este é realizado no município”, relatou o secretário Felipe Guerra.

O estudo aponta que cerca de 25 mil foliões vieram de outras cidades para Ouro Preto neste ano. Conforme o secretário, dados de anos anteriores seriam especulações por não haver estudos.

O grande destaque foi para o investimento dos recursos na contratação de serviços e mão de obra local: a valorização da cultura ouro-pretana, refletida principalmente nos shows com bandas locais distribuídos em cinco palcos na cidade, além de outros nos distritos, totalizando aproximadamente 40 apresentações. As escolas de samba também receberam apoio para reforma de seus instrumentos garantindo que o desfile fosse mantido.

O Carnaval gerou cerca de 750 postos de serviços temporários, os quais incluíram a contratação de 60 garis, 60 brigadistas e 60 seguranças durante os dias de festa. Além disso, foram 26 barracas licenciadas, 13 carrinhos, 60 ambulantes e 12 towners.

A análise preliminar do estudo aponta ainda que somente as repúblicas estudantis realizaram gastos da ordem de R$ 1,25 milhão de reais para receber o público do carnaval.

Houve, ainda, reforço do policiamento e do corpo de bombeiros. Os registros de furtos tiveram uma queda de 33% em relação a 2016. O mesmo aconteceu com as ocorrências de crimes violentos, as quais diminuíram 46% em relação ao ano passado.

Ao final da coletiva, o prefeito frisou o custo zero do carnaval para os cofres do Município, proporcionado pelo chamamento público no qual as empresas AMBEV e Bella Minas decidiram patrocinar a festa com o aporte de R$ 2.149.000,00 (dois milhões, cento e quarenta e nove mil reais).

Carnaval nos distritos

A segurança oferecida pelo poder público no Carnaval também foi elogiada nos distritos. “Este ano foi bem tranquilo, sem confusões. Foi perceptível o grande número de foliões que levaram a família inteira, inclusive as crianças, tanto à tarde quanto à noite”, ressaltou Filipe Paranhos, morador de Cachoeira do Campo.

Dez distritos de Ouro Preto festejaram o Carnaval neste ano. Cinco deles – Antônio Pereira, Lavras Novas, Santo Antônio do Salto, Santa Rita e Cachoeira do Campo – tiveram shows em, pelo menos, quatro dias. Além disso, neste último a Prefeitura promoveu também o carnaval infantil durante a tarde.

Foto: Em coletiva, prefeito de Ouro Preto apresenta dados sobre o Carnaval 2017. Marcelo Tholedo - Divulgação ASCOM/PMOP.