Prefeitura de Ouro Preto diploma novos conselheiros tutelares do município

No dia 6 de novembro foram diplomados cinco conselheiros titulares e cinco suplentes

Notícia publicada em 07/11/2019
por Gilson Martins

Texto: Juliana Rodrigues

A nova equipe vai começar os trabalhos no dia 10 de janeiro de 2020 e a gestão será por 4 anos. Os eleitos titulares são: Edvaldo César Rocha, Paloma Martins, Aldrilane da Silva Reis, Lorena Cristina Soares e Luiz Gustavo França; e os suplentes: Flávia de Carvalho Fonseca, Sheila Tatiana Reis, Regina Fortes Moreira, Luciano Marcos Ferreira e Rosemeire Fernandes Gomes.

O conselheiro tutelar trabalha com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA, sendo também de fundamental importância a sensibilidade, o equilíbrio e um olhar atencioso aos atendimentos e às necessidades do menor, garantindo os direitos da criança e do adolescente.

Após a posse, os conselheiros terão treinamento e acompanhamento contínuo do Conselho do Direito da Criança e do Adolescente e da Secretaria de Desenvolvimento Social.

A diplomação teve a presença da Secretária de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, Luciene Ribeiro; da Diretora de Desenvolvimento Social, Aline Testasicca; e da presidente do Conselho do Direito da Criança e do Adolescente, Cláudia Barbosa.

Luciene Ribeiro parabenizou os eleitos e destacou o trabalho do Conselho Tutelar em parceria com a Secretaria. Luiz França, um dos eleitos, reforçou que a expectativa foi muito grande e que agora quer somar esforços para garantir que o ECA vai estar em vigor no município

Legitimidade

Todo o processo de seleção segue um padrão composto por divulgação do edital, período da inscrição, aplicação de prova com 15 questões sobre o ECA, campanha e eleição aberta à população, sendo os locais de votação em Ouro Preto, Cachoeira do Campo, Santa Rita e Amarantina. Além disso, houve o acompanhamento da Promotora de Justiça, Aline da Silva Barros, em todas as etapas.