Morro Santana ganha nova quadra de esportes totalmente revitalizada

Prefeitura fará inauguração nesta sexta-feira

Notícia publicada em 06/11/2019

Texto: Túlio Gariglio

A inauguração da nova quadra de esportes no Morro Santana é mais uma ação da Prefeitura que irá trazer novos rumos para o lazer em um bairro do município. Além disso, o nome da espaço, "Quadra Geraldo Rocha", irá homenagear uma importante personalidade, que foi muito marcante no bairro e em toda Ouro Preto. Ele foi membro efetivo da comunidade do bairro a partir dos anos 1970 e fez parte da revitalização da Irmandade de Nossa Senhora dos Prazeres de Lavras Novas.

A quadra do Morro Santana era uma quadra de areia que ficou abandonada por muitos anos devido à falta de manutenção dos governos anteriores. Após uma emenda parlamentar, a quadra foi incluída no programa Mais Eventos, do Ministério dos Esportes. A partir disso, foi elaborado um projeto de uma quadra de grama sintética, por meio de uma parceria com a Secretaria de Obras.

O material de grama sintética é propício ao local, pois serve de impermeabilizante, não deixando a água se infiltrar no solo da quadra. Também foi feito um dreno lateral para direcionar a água para fora da quadra.

Confira a programação do dia da inauguração:

19h – Futebol Sub-13

19h30 – Futebol Sub 17

20h – Futebol Veterano

20h30 – Estrelinha x América

21h – Fluminense x Penharol

21h30 – River Plate x Coração Cansado

A homenagem

A localidade em que a quadra foi construída recebe o nome de "a pedra" ou,"o Geraldo Rocha". O nome é uma homenagem a Geraldo Rocha, nascido no dia 17 de março de 1922, no então Arraial de Lavras Novas, distrito do município de Ouro Preto. Passou boa parte da vida no distrito, trabalhando com um pequeno comércio e como agricultor, na produção do famoso Chá Edelweiss (na Fazenda de São José do Manso, no Itacolomi). Trabalhou mais tarde exercendo a função de Fiscal de Posturas da Prefeitura de Ouro Preto, onde se aposentou.

Entre suas ações de destaque, está a revitalização da Irmandade de Nossa Senhora dos Prazeres de Lavras Novas, junto a outros companheiros, como o Dom Barroso, à época Vigário Paroquial do Antônio Dias.

Mudou-se para o bairro Morro Santana em meados da década de 1970, aonde foi membro efetivo da comunidade. Ele e sua casa acabaram se tornando pontos de referência no bairro. Faleceu no dia 31 de julho de 1999, aos 77 anos, na Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto.