Vem aí a 27ª edição da Festa da Jabuticaba em Cachoeira do Campo

Notícia publicada em 09/10/2019
por Greiza Tavares


Imagem: Arte: Letícia Rolim

Cachoeira do Campo estará em festa nos próximos dias 18,19 e 20 de outubro com a tradicional Festa da Jabuticaba, que chega à 27ª edição. O festejo é realizado desde 1992 no distrito, celebrando a produção da fruta mais abundante na localidade: a jabuticaba. Dessa forma, no evento aberto ao público, na Praça da Matriz, serão expostos vários produtos feitos a partir da jabuticaba, como doces, bolos, compotas, entre outros. Além disso, haverá brincadeiras, barraquinhas, paredão de escalada e vários shows, atraindo as famílias.

A Festa da Jabuticaba é uma realização do Lions Clube Cachoeira do Campo, com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto. A celebração promove a cultura local, o lazer, o entretenimento e fomenta o turismo no distrito. Segundo a Prefeitura de Ouro Preto, a expectativa de público é de 10 mil pessoas por dia.

Nesta 27 ª edição, o diferencial será a Cozinha Show com a participação da chefe de cozinha Milsane Sebastião, na oficina de produção de doces e geleias artesanais com jabuticaba. Milsane é referência na preparação de pratos que valorizam a cultura e os ingredientes locais. Ela é autora e executora do projeto “Jabuticaba Gourmet”, realizado em 2013, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Sabará; autora e executora do projeto “Como Sabará”, realizado em 2016, em parceria com o Instituto Sabarense da Saúde da Educação e da Cultura. Ela também cozinhou no Fartura BH, edição 2018, em Belo Horizonte; cozinhou no Festival Gastronômico de Tiradentes, em 2017; e foi curadora do Festival da Banana de Ravena, em Sabará, na edição 2019.

Helvécio Arantes, um dos organizadores da Festa da Jabuticaba, afirmou que uma das principais metas é auxiliar os pequenos produtores a fazerem da fruta o seu sustento. “O diferencial da festa neste ano é mostrar para o público o quão rica é a jabuticaba e ensinar, através das oficinas, o aproveitamento total dessa fruta, polpa, casca, semente, tudo pode ser aproveitado em compotas, geleias, vinagres, vinhos, licores e farinhas. Assim, os produtores podem tirar daí o seu sustento, de forma artesanal ou formando cooperativas e repassando esse saber”, declarou.

Helvécio também organiza o Festival da Jabuticaba de Sabará e neste ano, a convite do Lions Clube Cachoeira do Campo, veio auxiliar com seus conhecimentos na festa cachoeirense. “O objetivo é enriquecer cada vez mais esse festival em Cachoeira, a jabuticaba é nosso ouro negro e está ganhando o mercado internacional. Cachoeira é um dos maiores produtores de jabuticaba de Minas Gerais. É muito legal que Ouro Preto dê esse potencial ao pequeno produtor, para que ele se sustente a partir da jabuticaba, trabalhando juntos pra alcançar essa meta todo mundo vai ganhar”, afirmou.

Com relação ao público estimado, Helvécio disse ainda que o objetivo é atingir todo o distrito de Cachoeira do Campo, toda a região de Ouro Preto, além das cidades vizinhas como Itabirito, e até mesmo Sabará. “Estamos com essa meta de atrair outros turistas, para que a cada ano a festa possa ganhar mais público”, disse.

Felipe Guerra, secretário de Turismo, Indústria e Comércio, falou sobre a importância da Festa da Jabuticaba e seu potencial turístico. “É uma festa muito importante, tradicional do distrito de Cachoeira do Campo e a cada dia que passa vem atraindo mais turistas porque, além das atividades culturais e musicais que abrilhantam a festa, ela também proporciona ao turista e ao ouro-pretano um turismo de experiência porque oferece cursos e oficinas sobre a jabuticaba, sua finalidade e todos os subprodutos que podem ser gerados dessa fruta, que está cada vez mais inserida no mercado internacional da gastronomia. A tendência é de crescimento dessa festa porque a organização vem explorando novos caminhos, sempre colocando a jabuticaba e a cultura de Cachoeira em evidência”, declarou.

Não perca a Festa da Jabuticaba em Cachoeira do Campo! Veja a programação completa.

 

Programação Festa da Jabuticaba 2019

Local: Praça da Matriz

 

18 de outubro - Sexta-feira

20h Show com Tiago Martins

23h DJ Kadaver

 

19 de outubro - Sábado

9h às 17h – Oficina de produção de doces e geleias de jabuticaba com a Chef Milsane Sebastião

20h Show com Felipe Meneses

23h Show com Vilodum

 

20 de outubro - Domingo

10h às 15h - Cozinha Show com produtos feitos de jabuticaba

12h Show com Silvinha Gomes

15h Amigos do Samba

17h DJ Felipe

20h Show com Chiquinho de Assis

23h DJ Felipe

 

Receba notícias da Prefeitura

×